Metade das personalidades que mais influenciam os jovens são youtubers
Por Patricia Gnipper | 12 de Janeiro de 2016 às 10h20
Das 20 personalidades mais admiradas pelos adolescentes do Brasil, dez são youtubers. Foi o que revelou uma pesquisa inédita realizada pela Korova a pedido do Google e do Meio & Mensagem. As entrevistas aconteceram entre outubro e novembro de 2015, quando mil jovens entre 14 e 17 anos membros das classes A, B e C foram ouvidos a respeito de seus produtores de conteúdo favoritos.
Na liderança da pesquisa "Os novos influenciadores: quem brilha na tela dos jovens brasileiros" vemos a atriz e comediante Tatá Werneck, seguida pelo humorista e apresentador Danilo Gentili. O ator e também “piadista” Paulo Gustavo aparece na terceira posição, dando lugar para o ator global Caio Castro e para o casal Leon e Nilce, do Coisa de Nerd, completando o Top 5 do ranking.
“A pesquisa aponta a força dessas novas celebridades”, disse a diretora de marketing B2B do Google no Brasil, Susana Ayarza. “Eventualmente, elas ainda não têm um alcance tão forte quanto as [celebridades] da TV, mas geram um engajamento muito intenso”, completou a especialista em entrevista ao Meio & Mensagem. Para Thais Bernardes, coordenadora de market insights do Google Brasil, “se a gente quer medir influência, tem que entender que ela tem dois grandes pesos. Uma coisa é ter a capacidade real de mobilizar e engajar; a outra é uma medida mínima de alcance, segundo a visibilidade adequada”.
(Reprodução: Meio & Mensagem)
A webcelebridade e também youtuber Kéfera Buchman (do canal 5inco Minutos) apareceu na lista em sexto lugar, seguida por Iberê Thenório (do Manual do Mundo), a atriz Bruna Marquezine, Felipe Castanhari (do Canal Nostalgia) e por Felipe Neto, ocupando o décimo lugar.
O resultado do estudo reforça a influência da TV na formação dos jovens, mesmo na era da Internet. “A TV ainda tem e terá muito tempo de influência, afinal um horário nobre da Globo atinge pessoas no Brasil inteiro de forma muito rápida”, explicou Eco Moliterno, diretor-executivo de criação da agência Africa. Contudo, é tempo de valorizar as celebridades do mundo virtual, que contam com milhões de seguidores nas redes sociais e eventualmente aparecem nas mídias tradicionais (como a própria televisão), lançam livros e são autênticos formadores de opinião.
Fonte: Meio & Mensagem