Emoji de "olho" no iOS 9.1 faz parte de campanha antibullying nos EUA

Por Redação | 23.10.2015 às 09:57
photo_camera Foto: Reprodução

O Conselho de Anúncios (Ad Council) dos Estados Unidos e algumas empresas de tecnologia explicaram nesta quinta-feira (22) do que se trata o emoji em forma de olho que vem intrigando usuários de iOS desde o lançamento da nova versão do sistema operacional.

O olho, que muitos acreditavam ser uma "mensagem" do Departamento de Segurança Interna do país, na verdade simboliza uma campanha antibullying em conjunto com o "Mês Nacional de Prevenção do Bullying". O emoji pode ser encontrado também por usuários do Android que baixarem o teclado "I Am A Witness" (Eu Sou Uma Testemunha) na Play Store. O objetivo da ação é incentivar crianças e adolescentes a intervir quando testemunharem um caso de bullying online.

Emoji olho campanha anti-bullying

Usuários do iOS 9.1 podem encontrar o emoji de olho na aba de símbolos do teclado, perto dos relógios analógicos e dos balões de texto.

Segundo o Conselho de Anúncios, cerca de 90% dos jovens de 12 a 17 anos afirmam terem visto bullying nas redes sociais e ignoraram. Mais de um terço deles diz fazer isso com frequência. Em parceria com a Adobe, Apple, Facebook, Google, YouTube, Johnson & Johnson e Twitter, o Conselho vai incentivar os adolescentes a tomarem uma posição quando verem algum usuário sendo intimidado online.

"Todos os adolescentes são afetados pelo bullying e muitas vezes se sentem impotentes quando testemunham um caso. Os emojis se tornaram uma segunda língua para os jovens e eles fornecem uma maneira relevante e de fácil envolvimento", afirma Lisa Sherman, presidente e CEO da entidade.

Além do emoji, os usuários também já notaram a logo do olho em filtros do Snapchat e na guia "Discover" do iHeartMedia. O mensageiro Kik também criou adesivos para apoiar a campanha e o Pandora vai liberar diversos anúncios sobre o assunto. Um grupo de "youtubers" também ajudará criando vídeos para a causa.

Fonte: TechCrunch, Stop Out Bullying