De todos os seus contatos nas redes sociais, apenas 150 são amizades verdadeiras

Por Redação | 20 de Janeiro de 2016 às 15h11
photo_camera Divulgação

Não importa quantos amigos você tem nas suas redes sociais, pois só é possível manter uma relação forte e sincera com apenas 150 deles.

Essa é a constatação de um novo estudo publicado na revista da Royal Society Open Science, nesta quarta-feira (20). De acordo com Robin Dunbar, professor de psicologia na Universidade de Oxford e autor da pesquisa, esse número foi definido com base no tamanho do nosso cérebro e no conhecimento que ele adquire através da associação que fazemos com as pessoas nas quais temos contato.

Acontece que manter amizades verdadeiras e duradouras está diretamente ligado ao tempo que dedicamos a elas. Isso vale tanto para o mundo real quanto o digital, que segundo o relatório se limita a 150 pessoas. "As pessoas podem ter 500 ou até 1.000 amigos no Facebook, mas isso inclui as pessoas que normalmente chamamos de conhecidas ou simplesmente pessoas que conhecemos de vista", destaca Dunbar.

O estudo avalou grupos de 5, 15, 50, 150, 500 e 1.500 pessoas. "Os amigos (estimados em 150) representam as pessoas com quem temos relações reais, com quem temos desenvolvido obrigações mútuas", disse o pesquisador. É como se cada um de nós tivesse uma quantidade limitada de capital social e pudéssemos optar por investir menos, mas com mais pessoas, ou investir mais, mas com menos pessoas, sem exceder essa quantidade (150)".

Ainda segundo Dunbar, o conhecimento pode ser classificado por nível de afinidade: amigos, melhores amigos, bons amigos, conhecidos, e finalmente as pessoas que conhecemos apenas de vista. O número de amizades que se encaixam em cada um desses grupos pode variar, mas nada muito significativo. Mesmo assim, ferramentas de comunicação como Twitter e Facebook, que na teoria aumentam nossos círculos de amizades e facilitam um contato maior, não são suficientes para ultrapassar a quantidade de 150 amigos verdadeiros estipulada pelo professor.

"De qualquer maneira, para que as amizades online sejam sustentáveis, precisamos nos ver de vez em quando", concluiu.

Fonte: AFP

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.