Como melhorar o seu perfil em sites de relacionamento

Por Joyce Macedo
photo_camera Divulgação

Montar um perfil interessante em um site de relacionamentos é uma tarefa um pouco assustadora. É difícil criar um currículo pessoal citando informações que possam fazer a diferença entre marcar um encontro e ter uma mensagem ignorada. Mas não precisa se desesperar, pois existem algumas dicas que podem ajudá-lo a encarar essa situação complicada e criar um perfil que se destaque entre tantos outros.

Sinta-se confortável com você mesmo

Antes de qualquer coisa, é preciso que você saiba que nem todos os sites de encontros são iguais, mas, independentemente do serviço que você use, o objetivo final é sempre o mesmo: encontrar alguém que você considere atraente em diversos aspectos. Ao criar o seu perfil, é preciso ter em mente que as outras pessoas também estão tentando encontrar alguém que elas gostem. Isso significa que você precisa descobrir porque é uma pessoa em quem vale a pena investir e, em seguida, mostrar isso em seu perfil.

Apesar de parecer simples, essa parte é bem difícil, afinal as pessoas se sentem um pouco desconfortáveis e artificiais na hora de listar todos os aspectos positivos sobre si mesmo e se você tiver alguma insegurança (como todos os seres humanos) é fácil que ela transpareça em seu perfil. Porém, todos temos algo valioso para oferecer em um relacionamento, então basta que você encontre boas razões que levem pessoas a quererem namorar você e destaque isso em seu perfil.

Isso não significa que você deve ficar se gabando de como é uma pessoa impressionante e como elas estão perdendo tempo em não te conhecer. Isso significa que você deve pentear o cabelo e colocar uma roupa bonita antes de tirar uma foto para o seu perfil. Significa enchê-lo de coisas que o tornam único e interessante, ao invés de listar as "exigências" que você tem para encontrar um companheiro. Pense como se você fosse sair para uma entrevista de emprego: você quer que o seu melhor apareça, sem mentir, mas também sem diminuir as suas qualidades.

I am awesome

Pratique a autodescrição

Se autodescrever é algo realmente difícil e quando você está se apresentando para pessoas com quem poderá ter algum tipo de relacionamento, provavelmente se sentirá particularmente vulnerável. Quando as inseguranças começam a surgir, é tentador que você comece a ficar desanimado, mas essa é a sua hora de brilhar! Tudo aqui é sobre você: o que você gosta, o que ama e o que quer. Quanto mais o seu perfil destaca os seus pontos positivos, melhor para você. Mais uma vez, isso não quer dizer necessariamente que você precisa se gabar, mas sim se expressar com confiança (como em uma entrevista de emprego), essa sim é a tática perfeita.

A autodescrição parece desafiadora e as caixas de diálogo em branco nos sites de relacionamento costumam deixar as pessoas nervosas. No entanto, existem algumas áreas-chave que você deve se lembrar de citar:

  • Sua personalidade: você é artístico ou analítico? Você prefere atividades ao ar livre ou internas? Você não precisa colocar uma lista de atributos, mas sim alguns traços importantes da sua personalidade para dar aos visitantes do seu perfil a ideia de que você oferece o que eles buscam – ou não.
  • Seus hobbies: seus hobbies ou interesses particulares podem ser ótimos para atrair visitantes que tenham gostos parecidos com os seus. Praticamente todo mundo gosta de ficar embaixo das cobertas assistindo Netflix, mas nem todo mundo gosta de montar espaçonaves enormes de LEGO nas horas vagas. Mesmo que você tenha passatempos comuns, descreva o que você mais gosta neles.
  • Sua carreira ou ambições: ambição pode ser considerada uma característica atraente, independente de quem você é. Embora possa parecer rude se vangloriar de tudo o que você faz, não há problema em dizer o que você está fazendo da vida. Você é um aspirante a escritor que está no meio do seu primeiro romance? Mencione isso! Mesmo que você seja um contador que tem a ambição de se aposentar tranquilamente e comprar uma casa, diga isso. Essas coisas podem mostrar onde você pretende chegar e quais caminhos tem seguido na vida, algo que irá ajudar a atrair pessoas que combinem com você.
  • O que você procura em um parceiro: isso não deve tomar a maior parte do seu perfil, mas se você tiver certos requisitos, não há problema em mencioná-los. Você tem filhos de um relacionamento anterior e precisa encontrar alguém que não tenha problemas com isso? Escreva em seu perfil. Você não deve descrever necessariamente o seu parceiro dos sonhos (todo mundo quer alguém engraçado, atraente e companheiro), mas fique à vontade para falar de coisas não negociáveis em um relacionamento.

Nenhum dos itens citados é absolutamente necessário em um perfil, mas sem dúvidas ajudam muito na hora de filtrar e atrair pessoas compatíveis com você. Além disso, esses tópicos podem ajudar a lhe dar uma ideia de como começar a escrever sobre você. Lembre-se que o importante aqui é mostrar o seu melhor, sem mentir, mas também sem listar todos os seus defeitos.

Público

Com isso em mente, veja mais algumas dicas que podem ajudar a tornar o seu perfil mais atraente:

  • Seja positivo e evite críticas não solicitadas: reclamar dificilmente ajuda na hora de descolar um encontro romântico. Concentre-se nos seus traços positivos ou passatempos que você realmente goste. Evite dizer coisas excessivamente críticas, como "Eu odeio pessoas dramáticas". Lembre-se sempre de manter uma perspectiva positiva.
  • Mantenha uma proporção de 70/30 entre o que você gosta e o que você quer: as pessoas visitam o seu perfil para ler sobre você, não sobre como você acha que elas deveriam ser. Pesquisas já apontaram que os donos dos melhores perfis de sites de relacionamento dedicam 70% do seu texto para coisas relacionadas a si mesmos e, no máximo, 30% para coisas que elas desejam encontrar em seus parceiros. Não tenha medo de ser confiante em relação ao que você quer.
  • Não se deprecie. Nunca: Às vezes um pouco de humor autodepreciativo pode ser engraçado, mas o seu perfil em um site de encontros não é o melhor lugar para você fazer piadas sobre como a sua vida anda uma porcaria. Em vez de soar charmosamente cínico, você vai parecer apenas uma pessoa que se odeia e isso sem dúvidas não desperta o interesse das pessoas em conhecê-lo melhor.

Dependendo do serviço que você usa para encontrar parceiros online, será preciso adaptar as suas respostas a certas questões, mas essas são apenas algumas diretrizes para te ajudar a seguir uma linha de raciocínio na hora que se deparar com a caixa vazia de autodescrição. Lembre-se que você não precisa ser muito profundo, mas dê aos visitantes do seu perfil algo intrigante.

Como escolher suas fotos

Esse é um momento crítico. Sua imagem é uma das primeiras coisas que as pessoas vão ver quando visitarem o seu perfil e em muitos casos pode ser a diferença entre um olhar mais atento e um deslizar de dedo para a esquerda (no caso de apps como o Tinder). Felizmente, existem diversas coisas que você pode fazer para chamar a atenção de alguém sem precisar contratar um fotógrafo profissional, ou qualquer coisa maluca desse tipo. Veja algumas coisas que você deve considerar na hora de escolher a foto do seu perfil:

  • Tenha uma variedade de fotos: a maioria dos serviços disponíveis atualmente permite que você faça o upload de várias fotografias diferentes. "Diferente" não quer dizer a mesma imagem em ângulos diferentes e também não significa que você deve tirar fotos no mesmo ângulo em diversos dias diferentes. Varie! Use fotos suas com o seu cachorro ou então fazendo uma trilha (ou exercendo outros hobbies que você tenha), dessa forma as pessoas terão uma ideia de quem você é e do que você gosta de fazer.
  • Inclua uma foto de rosto e uma de corpo: todo mundo gostaria de ser julgado apenas pela sua personalidade, mas a realidade é que grande parte dessas pessoas ainda quer namorar alguém por quem se sinta fisicamente atraída.
  • Certifique-se de estar sozinho na sua foto principal: você pode gostar muito daquela foto em que está abraçado ao seu melhor amigo, mas as pessoas que estão visitando o seu perfil com certeza vão ficar em dúvida de qual dos dois é você. Você pode colocar fotos suas com outras pessoas, mas nunca na imagem principal do seu perfil, afinal essa é a primeira coisa que todos vão ver e isso deve significar você.

Essas são apenas algumas dicas básicas de etiqueta e cortesia em sites de relacionamento, mas é claro que algumas regras têm exceções. Se você tem uma determinada atividade que realmente gosta, ou um ângulo específico que faça você se sentir bem na foto, use isso a seu favor. Aproveite também para ver alguns

truques para sair bem na foto

.

Fotos 3x4

Explore os recursos especiais do site

Atualmente, o mercado possui toneladas de sites que atendem a todos os tipos ou preferências quando o assunto é namoro online. Para ter sucesso nessa empreitada, tenha certeza de que você está buscando no melhor local para atender as suas necessidades específicas.

Muitos sites oferecem alguns recursos extras após o usuário responder certos questionários classificatórios, ou apenas adicionar informações opcionais. O OkCupid, por exemplo, tenta encontrar pessoas que tenham o máximo possível de interesses em comum e a triagem é feita por meio de diversas perguntas que visam encontrar a convergência entre os usuários. Desta forma, fica mais fácil encontrar aquela pessoa não fumante, amante de gatos e viciada em games que você tanto procura. Já o Kickoff utiliza o Facebook para fazer uma pré-seleção dos contatos em comum entre os usuários, mirando em relações mais sérias do que apenas um encontro casual.

Alguns sites são ainda mais específicos, como o Amor de Peso, voltado para pessoas que estão acima do peso, ou o Amor Nerd, voltado para pessoas inteligentes, com Q.I. acima da média e também para os apaixonados por tecnologia, games, anime e informática.

Fato é que cada site de relacionamentos é diferente, mas a maioria deles possui uma variedade de ferramentas que você pode usar para melhorar o seu perfil e conseguir mais encontros. Quanto mais você usar um site, mais provável que ele te mostre pessoas recém-inscritas ou melhores matches.

Veja também:

Fonte: Life hacker