Celebridades digitais influenciam tanto quanto amigos, revela pesquisa

Por Redação | 13 de Maio de 2016 às 10h07

No tempo em que a internet não existia, ou pelo menos não era acessível a todos, as pessoas costumavam pedir conselhos sobre comprar um produto para seus familiares ou amigos. Mas, atualmente, isso tem mudado. De acordo com uma nova pesquisa realizada pelo Twitter e pela empresa de análise Annalect, a opinião de influenciadores de mídias sociais é tão importante quanto a opinião de familiares e amigos na hora de comprar alguma coisa.

Segundo a pesquisa, cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que tinham comprado um item online após vê-lo através de um influenciador digital no Instagram, Twitter, Vine ou YouTube. Além disso, 20% disseram que compartilham algo que viram nos perfis das webcelebridades.

"Eu acho que isso nos diz que não precisa ser uma estrela da mídia de massa ou um nome familiar para ser influente e realmente conduzir as pessoas a comprarem coisas", disse Jeffrey Graham, diretor de pesquisa de mercado e insights do Twitter. Ele ainda explica que, em gerações anteriores, nomes conhecidos eram colocados à frente de embalagens para impulsionar as vendas de produtos. Hoje, os influenciadores das mídias sociais mudaram a forma de estimular consumidores na hora das compras.

As personalidades da internet estão redefinindo as próprias noções de "celebridade" e "fama", uma vez que, mesmo atingindo um público menor, eles conseguem obter maior poder de influência. Sem dúvida, as redes sociais se tornaram fundamentais para a autoimagem das celebridades digitais. Elas são capazes de escolher qual marca representar para monetizar suas identidades online, e isso teve um impacto direto sobre os métodos tradicionais de marketing envolvendo celebridades.

Via Independent

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