CarnaGeek Rio | Guia com os 10 blocos mais legais

Por Redação | 30 de Janeiro de 2018 às 15h50
photo_camera Reprodução

Época de Carnaval combina com várias coisas, e uma programação mais entusiasmada faz parte do planejamento de muita gente. Viajar, encontrar amigos, ir a festas e/ou bailes, beber, curtir, conhecer pessoas novas, ficar e/ou namorar, dançar, cantar... Enfim, há muitos programas diferentes para todos os tipos de pessoas. E os geeks de plantão, por sinal, não poderiam ficar de fora dessa época de festejos e alegrias.

Achou que ia ficar em casa assistindo Netflix durante o Carnaval inteiro?!

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O “CarnaGeek” continua este ano com uma tradição que surgiu nos últimos anos, onde alguns blocos de rua trazem uma temática mais diferenciada, voltada para a cultura pop, nerd, geek e afins, de modo a incluir pessoas que se encaixam nestes grupos nas folias do período de Carnaval.

E assim como em São Paulo, o Rio de Janeiro também oferece algumas atrações do gênero. Vale lembrar ainda que, embora sejam blocos de rua mais específicos, toda e qualquer pessoa é mais do bem-vinda para chegar junto e celebrar. Conheça, a partir de agora, 10 blocos que destacamos para incluir no seu roteiro geek durante o Carnaval.

Quero Exibir Meu Longa

O bloco é formado por foliões cinéfilos e cineastas que desejam apenas mostrar ao mundo que eles também gostam de Carnaval, sem precisar fazer uma coletiva de imprensa para tal. O grupo adapta canções conhecidas às suas marchas com nomes bem característicos como, por exemplo, “Ancine, eu quero”, “E eu... nunca usei Lei Rouanet” e “O seu cabelo não nega, Chewbacca”. No ano passado, eles até esmo promoveram um concurso de fantasia e um de letra, elegendo o traje mais cinematográfico com o prêmio “Longa de ouro”, e o vencedor do campeonato de letras com a faixa “Lady incentivo”.

Quando: 13/02/2018, das 10h às 16h

Onde: Concentração na Praça Gabriel Soares, Zona Norte (Tijuca)

Quanto: Grátis

Marcha Nerd

O bloco fez sua estreia em 2013 e desde então promove, com muito bom humor e referências aqui e acolá, várias obras e franquias famosas de diferentes mídias: mangás, quadrinhos, games... e tudo mais que os nerds adoram. As marchas são canções retiradas de aberturas e trilhas de séries, filmes e animes dos anos 80, 90 e também da atualizada, arranjadas no ritmo contagiante da bateria de Carnaval do grupo. Em 2018 o grupo promete elevar o KI às alturas para trazer um evento memorável e, para tanto, até mesmo lançou uma campanha de financiamento coletivo, que você pode apoiar acessando o site oficial da iniciativa.

Quando: 11/02/2018, das 14h às 18h

Onde: Concentração na Praça Xavier de Brito, Zona Norte (Tijuca)

Quanto: Grátis

Sargento Pimenta

Desde 2011 estes foliões marcam presença, e o sucesso é tanto que o grupo se apresenta até em São Paulo. O bloco do Sargento Pimenta propõe uma mistura inusitada, mesclando ritmos brasileiros como o baião, maracatu, samba e muitos outros, com canções da banda de rock The Beatles. O nome da banda, por sinal, é uma referência direta a um dos álbuns do quarteto de Liverpool: “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Não é nem preciso dizer que repertório das marchas que alegram o povão é recheado de clássicos adaptados como, por exemplo, “Twist and Shout”, “Yellow Submarine”, “Love Me Do”, dentre outros...

Quando: 12/02/2018, das 8h às 14h

Onde: Concentração no Aterro do Flamengo, entre o Mam e a Marina da Glória, Zona Sul (Glória)

Quanto: Grátis

Inova Que Eu Gosto

Fundado em 2008 pelos amigos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia, o bloco visa popularizar a promover a atividade da ciência, tecnologia e inovação através do espirito carnavalesco.

Quando: 01/02/2018, das 17h às 22h

Onde: Rua Barão do Flamengo, esquina com Praia do Flamengo, Zona Sul (Flamengo)

Quanto: Grátis

Segura Meu Roller

Aqui não importa a fantasia. Pode ser fantasia de bailarina, super-herói, bombeiro, policial, salva-vidas ou Village People. A única regra é calçar um par de patins ao estilo roller com um cadarço bem chamativo e partir para essa badalada festa que celebra os patinadores de todo o Brasil da forma mais carnavalesca possível!

Quando: 10/02/2018

Onde: Museu do Amanhã, Praça Mauá (Centro)

Quanto: Grátis

Desliga da Justiça

Criado no Carnaval de 2009, é formado por um grupo de percussionistas que já tocaram em outros blocos cariocas, tais como o Monobloco, Quizomba, Bangalafumenga e Empolga às 9. A proposta do grupo é abrir o período de folia e alegria das ruas do Rio de Janeiro da maneira mais colorida, fantasiada e descontraída possível. O tema principal é a fantasia de super-herói, e durante o desfile, todos os batuqueiros e cantores estão fantasiados de personagens famosos das histórias em quadrinhos e desenhos animados que fizeram a infância de muita gente.

Quando: 27/01/2018, das 8h às 14h

Onde: Concentração na Praça Santos Dumont, Zona Sul (Gávea)

Quanto: Grátis

Diversão Brasileira

O bloco é uma atração única que certamente desperta muita nostalgia em qualquer um que já tenha assistido um desenho animado, um filme, uma série televisiva ou uma novela estrangeira dublada. Afinal, imagina partir para o Carnaval e de repente trombar com os donos de muitas vozes que se ouve na TV e no cinema? O tema promovido pelo grupo este ano é “novelas dubladas”, e de antemão já dá para imaginar o tanto de dubladores responsáveis por vilões icônicos que será possível encontrar. Além dos profissionais que estarão presentes, existem outras atrações, como sorteios e prêmios para a melhor caracterização de personagem adulto e infantil.

Quando: 10/02/2018, das 14h às 20h

Onde: Concentração na Praça Xavier de Brito, Zona Norte (Tijuca)

Quanto: Grátis

Thriller Elétrico

O rei do pop pode ter nos deixado, mas o contrário não se aplica. O legado que Michael Jackson deixou é homenageado com muito amor e magia neste bloco de rua, que traz o melhor do repertório do ídolo adaptado para os ritmos brasileiros desde 2013. Contando com 15 ritmistas e músicos, profissionais e amadores, os foliões mesclam sucessos, tais como “Off the Wall”, “Don't Stop ‘Til You Get Enough”, “Thriller”, “Billie Jean”, dentre tantos outros hits, e trazem versões destas icônicas canções em samba, marchinha, funk, samba-reggae, xote e ciranda. A proposta é levar uma nova faceta do astro, mostrando que as versões brasileiras das músicas de MJ podem dar samba, sim.

Quando: Praça Barão de Drumond, Zona Norte (Vila Isabel)

Onde: 11/02/2018, das 9h às 12h

Quanto: Grátis

Fogo e Paixão

Tendo como slogan “ser brega é um estado de espírito”, o bloco defende desde 2011 que o gênero cafona combina com a folia. Fogo e Paixão arrasta milhares de pessoas para dançar e brincar ao som do muso inspirador Wando, do romântico incompreendido Reginaldo Rossi, e do clássico e sensual Sidney Magal, dentre outros cantores que expressam seus sentimentos como ninguém. O grupo é formado por mais de 100 batuqueiros que participam de outros blocos e as músicas mesclam diversos ritmos como o xote, ciranda, coco, funk, maracatu e samba.

Quando: 04/02/2018, das 8h às 14h

Onde: Concentração no Largo de São Francisco, Centro

Quanto: Grátis

Bloco Virtual

Em 2000, quando a Internet não era lá muito bem do jeito que conhecemos hoje, o projeto nasceu com a ideia de se organizar pela internet. Buscando sempre agregar instrumentos e ritmos diferenciados em suas composições, o grupo traz o tema “Jardim das Delícias ou Ando Meio Desligado” este ano. A proposta da temática é promover um protesto contra a censura, trazendo inspirações do quadro “O Jardim das Delícias Terrenas” de Bosch, de 1504; ao disco dos Mutantes “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado”, e a obra Loki - Arnaldo Baptista, que completará 70 anos este ano.

Quando: 12/02/2018, das 8h30 às 13h30

Onde: Concentração na Praça Almirante Julio de Noronha, Zona Sul (Leme)

Quanto: Grátis

Também vale ficar de olho...

O Carnaval no Rio de Janeiro é quase uma entidade, levantando praticamente toda a cidade por pelo menos cinco dias de agitação, folia e loucura. Assim sendo, vale a pena anotar algumas atrações a parte que também estarão acontecendo.

A primeira das menções honrosas vai, portanto, para a Batalha dos Blocos, que volta pelo segundo ano consecutivo para promover um fortalecimento da cultura de Carnaval de rua do Rio, reunindo alguns dos melhores blocos da cidade em um só lugar para atrair e agitar multidões, entre sábado e terça-feira de Carnaval.

Outro bloco de que vale a pena conferir é o Blocão de Copacabana, que é organizado pelos donos de um pet shop. A reunião é voltada para os animais de estimação dos foliões e promete apresentar vários amigos de quatro patas vestidos em suas melhores e mais graciosas fantasias.

Alguns blocos, voltados especificamente para profissionais de certas áreas também estarão presentes, como é o caso do Imprensa Que Eu Gamo, voltado para profissionais da imprensa; Te Vejo Por Dentro... Sou da Radiologia, cujo nome entrega tudo; e Loucura Suburbana e Tá Pirando, Pirado, Pirou!, que visam chamar atenção do público para questões que saúde mental.

O Super Mario Bloco, por sua vez, infelizmente não marca presença este ano, sendo uma forte baixa para o CarnaGeek carioca. Todavia, se o geek ainda quiser conferir o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, é uma boa prestar atenção quando a Vila Isabel entrar em cena, já que este ano eles apostam em tecnologia.

O samba-enredo da escola, inclusive, se chama “Corra que o Futuro vem aí”, desdobrando ao longo de seus batuques, as mais importantes invenções humanas e passeando pela história desde a descoberta do fogo e a invenção da roda, até a chegada dos foguetes e a exploração no espaço.

Fonte: Guia da Boa, Diário do RioBlocos de Rua, Rio de Janeiro Aqui, Riotur, Prefeitura do Rio de Janeiro

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.