Você é amigo do seu chefe nas redes sociais? Tome cuidado com isso!

Por Redação | 01.11.2012 às 08:30

As pessoas realmente não têm o hábito de proteger muito sua vida pessoal quanto o assunto é um perfil na rede social. Cada dia mais, vemos a exposição de imagens e informações que antes eram compartilhadas apenas com os diários pessoais, trancados a sete chaves.

Algo que se tornou muito comum é o relacionamento entre chefes e funcionários nas mídias sociais, mas parece que nem isso faz com que as pessoas filtrem um pouco melhor o conteúdo que vão postar, ou então que utilizem uma ferramenta disponível nas próprias redes sociais: o controle de privacidade.

A AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, entrevistou 4.400 jovens de diversas partes do mundo para entender melhor quais são os critérios (se é que eles existem) utilizados pelos jovens com idade entre 18 e 25 anos em relação ao conteúdo postado nas redes sociais em que eles têm os chefes entre seus amigos.

O resultado? 25% dos jovens nessa faixa etária são amigos de seus chefes no Facebook, mas apenas 40% deles ajustam as configurações de privacidade de seus posts. Mas parece que eles são mais criteriosos em relação às imagens, tanto que 80% restringem o acesso às fotos apenas para os amigos mais próximos, enquanto 20% mantêm suas imagens abertas para todos os internautas da rede.

Curtir trabalho facebook

Ao que tudo indica, o jovens sentem-se muito confortáveis para compartilhar suas opiniões sem medo de que isso possa trazer riscos para sua vida profissional, ou até mesmo para sua própria segurança. Muitos deles se esquecem que as mídias sociais se tornaram uma ferramenta cada vez mais utilizada por recrutadores para saber mais sobre o perfil dos profissionais.

"Um comportamento comum na rede é expressar sentimentos negativos com relação ao trabalho. Dos jovens entrevistados, 13% afirmaram postar esse tipo de conteúdo em dias ruins de trabalho. É necessário ter critério nas postagens mesmo que não estejamos em contato direto com nossos superiores nas redes sociais, pois algum mal intencionado pode ver a mensagem e transmiti-la aos colegas de trabalho", alerta Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG no Brasil e colunista do Canaltech.

Portanto, fique atento ao conteúdo que posta em seu perfil, principalmente se tiver contatos profissionais neles. Isso pode afetar de maneira muito negativa a sua imagem perante seus empregadores. O uso do bom senso é sempre válido!