Trollar alguém, no Arizona, pode dar cadeia

Por André Fogaça | 04 de Abril de 2012 às 09h00

Quem imaginou que um dia, trollar alguém pela internet pudesse levar o meliante para a cadeia? Pior, a pessoa que cometer tal crime pode passar 25 anos lá. Isso, claro, se você estiver no Arizona e se o projeto de lei for aprovado.

Trollface

Esta provável lei está no aguardo do aval da governadora do Arizona, Janice Kay Brewer. A lei diz o seguinte:

"É ilegal a qualquer pessoa, com o intuito de aterrorizar, intimidar, ameaçar, assediar, incomodar ou ofender, usar qualquer dispositivo eletrônico ou digital e usar de linguajar obsceno, profano ou sugerir qualquer ato obsceno ou lascivo, ameaçar infligir dano físico à integridade ou propriedade de qualquer pessoa".

De acordo com o juiz e o grau da "infração", a pessoa pode pagar até US$ 2500 de fiança ou ficar até 25 anos no xilindró. Depende apenas da forma como ocorreu a trollagem e se o infrator é reincidente ou não. Há também outros aspectos que abordam o passado do réu, que influenciam no tempo de cadeia.

Tamanha preocupação com o que é dito na internet vai de encontro à primeira emenda da constituição do país, que diz:

"O congresso não deve fazer leis a respeito de se estabelecer uma religião, ou proibir o seu livre exercício; ou diminuir a liberdade de expressão, ou da imprensa; ou sobre o direito das pessoas de se reunirem pacificamente, e de fazerem pedidos ao governo para que sejam feitas reparações por ofensas".

Há o "pacificamente", algo que não acontece com quem trolla outro. E ai sim, pode entrar a lei. E ai, vale a pena censurar o que é dito a respeito dos outros na internet?

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.