T.Jacket: jaqueta simula abraço para reduzir ansiedade de crianças autistas

Por Redação | 09.08.2013 às 15:30
photo_camera Divulgação

A T-Ware, uma empresa de Cingapura, desenvolveu uma jaqueta tecnológica capaz de simular um abraço e ajudar a reduzir a ansiedade em crianças autistas, a T.Jacket. O objetivo por trás da jaqueta é suprir a necessidade de contato físico das crianças com autismo mesmo quando estão longe de seus pais, reduzindo assim reações nervosas e de ansiedade. As informações são do Ubergizmo.

A jaqueta é controlada remotamente pelos pais da criança através de um aplicativo exclusivo para smartphones e tablets. A T.Jacket é capaz de detectar sinais de agitação na criança e indica o momento em que ela precisa ser "abraçada", além da intensidade desse abraço. Ao ser acionada, pequenos balões de ar localizados na parte interna da jaqueta se inflam para simular o abraço.

Além de proporcionar o contato físico, a jaqueta também poderá diminuir os transtornos de aprendizagem. Crianças com autismo podem não reagir muito bem a novos ambientes, pessoas, sons altos e mudanças em sua rotina, o que compromete seriamente sua aprendizagem e desenvolvimento.

T.Jacket

Foto: Divulgação

James Teh, criador da jaqueta tecnológica, acredita que a peça possa ser usada também por adultos que necessitem de contato físico para tratamentos terapêuticos. A T.Jacket já está disponível no mercado por US$ 499 (R$ 1.151). Confira abaixo um vídeo demonstrativo da jaqueta: