Seus amigos no Facebook estão te deixando mais estressado, afirma estudo

Por Redação | 22.01.2013 às 14:55

Você não tem conseguido dormir bem? Seu cabelo está caindo em excesso? Você se sente mais nervoso? Todas essas características são indícios do aumento do estresse e segundo uma pesquisa recente realizada pela University of Edinburgh Business School, Escócia, seu estresse pode estar relacionado diretamente com seus amigos no Facebook.

Os pesquisadores, que entrevistaram 300 pessoas, em sua maioria estudantes, afirmam que quanto maior for a quantidade e diversidade de amigos que uma pessoa tem na rede social seu nível de estresse será, consequentemente, maior, pois o risco de ofender alguém também é potencialmente maior nessas condições.

Quando uma pessoa tem comportamentos que não são aprovados pela maioria dos usuários do Facebook como, por exemplo, falar palavrões, beber ou fumar, o nível de estresse aumenta. Os pesquisadores ainda acreditam que essa situação pode ser agravada com o crescente aumento no número de usuários da rede social e, claro, de suas variações de comportamento, conduta e até posições políticas.

Pessoa no Facebook

Reprodução: Gawker

"O Facebook pode ser uma verdadeira festa para todos os seus amigos, onde se pode dançar, beber e paquerar. Mas, com a presença da sua mãe, pai ou chefe, a grande festa se torna um ambiente potencialmente ansioso", afirmou em nota oficial Ben Marder, autor do relatório.

Atualmente, a idade mínima dos usuários do Facebook é de 13 anos e recentemente, a empresa afirmou que seu usuário mais velho era uma senhora de 101 anos de idade. Essa grande mistura de idades e culturas faz com que o Facebook se torne um ambiente estressante, já que seus usuários não querem desagradar ninguém e nem conquistar algum desafeto virtual.