Quase metade dos posts sobre 'pau de selfie' nas redes sociais é piada ou meme

Por Redação | 23 de Janeiro de 2015 às 08h15
photo_camera Divulgação

Amado por uns, odiado por outros, o "pau de selfie" virou moda entre usuários do mundo todo que adoram fazer retratos de si mesmos. Só que tanto sucesso não vem apenas da praticidade em registrar as próprias fotos, mas também das brincadeiras com o acessório. Esse é o resultado de um estudo da empresa de monitoramento de redes sociais AirStrip, que constatou que 49% das menções à expressão "pau de selfie" na internet são para fazer piada com o objeto.

Durante os dias 5 e 14 de janeiro, foram analisados mais de 83 mil publicações no Facebook, Twitter e Instagram que continham o termo. Ao final, o levantamento revelou que quase 50% das mensagens eram brincadeiras ou memes com o uso do bastão para selfies. Além disso, a pesquisa concluiu que as hashtags mais usadas nas fotos divulgadas nesses sites são #gopro, #monopod e #gopobre.

Outra informação do estudo é que o "pau de selfie" é mais usado para fazer fotos em grupo do que de forma individual. Ao analisar 100 fotos aleatórias publicadas nas redes sociais no período da pesquisa, verificou-se que 77% eram de mais de uma pessoa, enquanto os outros 23% eram de apenas um usuário. Para efeito de comparação, há três meses, quando o "pau de selfie" ainda não tinha a fama que tem hoje, 53% das imagens eram individuais e 47% coletivas.

A maioria (85%) das fotos é postada no Twitter, seguido pelo Facebook (8%) e pelo Instagram (7%). Os locais ou situações em que os bastões foram mais utilizados são na praia (1,2 mil registros), durante as férias (308) e viagens (237). Já as companhias preferidas para sair na foto envolvem amigos, família e colegas de trabalho.

Veja abaixo todas as hashtags associadas ao #paudeselfie:

  1. #goppro
  2. #monopopd
  3. #gopobre
  4. #friends
  5. #amigos
  6. #verão
  7. #summer
  8. #praia
  9. #ferias
  10. #familia
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.