Pesquisa: usuários deixam página se vídeo não começa instantaneamente

Por Redação | 19 de Novembro de 2012 às 07h10

A velocidade de conexão à internet tornou os internautas mais ansiosos e impacientes, fazendo com que eles deixem de acessar algum conteúdo devido a demora do seu carregamento. E um novo estudo afirma que os espectadores online costumam deixar a página se o vídeo a que querem assistir não começar em segundos.

Cada segundo de atraso para iniciar a transmissão do vídeo acarreta diretamente na perda de 6% dos seus espectadores. Os gráficos produzidos pelo estudo mostram que, em média, 20% dos espectadores abandonam o vídeo depois de cinco segundos, mas que eles são mais pacientes quando os vídeos são mais longos.

Gráfico pesquisa espectadores online

Foto: Divulgação

O professor de Ciência da Computação Ramesh Sitaraman, da UMass Amherst, foi o responsável por analisar os dados captados durante a pesquisa, que teve como base mais de 23 milhões de visualizações de vídeo por 6,7 milhões de visitantes únicos. Os resultados servem de complemento para estudos anteriores sobre qualidade e tempo de duração de streamings e o tempo que as pessoas costumam esperar uma página na internet completar determinado download ou carregamento.

Gráfico pesquisa espectadores online

Foto: Divulgação

O estudo não oferece dados muito surpreendentes, já que muitos de nós imaginávamos que as pessoas costumam deixar de assistir a determinado conteúdo por causa da lentidão. Mas, ele oferece dados precisos para as empresas que querem investir em arquiteturas para ter suporte a plataformas de vídeo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.