Pesquisa mostra que gamers viciados em jogos violentos são mais higiênicos

Por Redação | 18 de Julho de 2012 às 09h00

Muitas pessoas defendem a máxima de que quanto mais as pessoas jogam games eletrônicos violentos, mais violentas elas se tornam. Uma pesquisa feita na Universidade de Luxemburgo segue por outro caminho e afirma que depois de jogarem esses tipos de games, os usuários adquirem mais produtos de higiene pessoal como, por exemplo, sabonetes.

O estudo foi realizado com 76 jogadores casuais de games, que jogaram por 15 minutos jogos violentos. De acordo com o DVice, os pesquisadores chamam o efeito apresentado por todos os participantes de ‘Efeito Macbeth’, pois em uma passagem do livro de William Shakespeare, Lady Macbeth grita para que uma mancha de sangue saia imediatamente de seu vestido.

Games violentos

Os pesquisadores afirmam que os jogadores foram afetados pelo Efeito Macbeth para lidar com as questões morais

“A necessidade de se limpar para manter a pureza moral intacta, o Efeito Macbeth, é um fenômeno psicológico no qual uma pessoa tenta purificar-se, a fim de lidar com os sentimentos de sofrimento moral”, afirmou Dr. André Melzer. “Nós achamos que o Efeito Macbeth pode surgir ao jogar games violentos, especialmente quando o jogo envolve violência contra seres humanos”.

Vale ressaltar que a pesquisa estudou apenas casos de jogadores casuais e não dos hard gamers. Os pesquisadores, por sua vez, planejam expandir ainda mais seu estudo e conectar a psicologia moral e os efeitos das violências expostas na mídia como, por exemplo, programas de televisão. A ideia é entender quais são os efeitos causados no psicológico das pessoas que consomem esse tipo de informação ou produto.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.