Pesquisa mostra que brasileiros ficam desnorteados quando esquecem o celular

Por Redação | 09 de Novembro de 2012 às 07h40

Descreva em uma palavra a sensação de perceber que esqueceu o celular em casa, ou em qualquer outro lugar, e saber que não conseguirá tê-lo em mãos em menos de algumas horas? Pânico, desespero, desnorteado, perdido, nervoso...

Aposto que você pensou em alguma palavra semelhante a uma dessas, e sabe por que? Porque já foi comprovado que os brasileiros realmente se sentem assim quando esquecem seus aparelhos em casa. Quem afirma isso é uma pesquisa feita pela revista Time e pela Qualcomm com 5 mil consumidores em oito países.

Os dados, divulgados pela Folha de S. Paulo, dão conta de que 83% dos brasileiros usuários de smartphones se sentem alterados quando percebem que esqueceram o gadget em algum lugar. Ainda em relação ao apego com o telefone, 35% dos brasileiros disseram consultar o celular a cada dez minutos ou menos, e 74% afirmaram dormir com ele perto da cama.

Antes que você se sinta aliviado em saber que não está sozinho nesse barco do desespero momentâneo causado pela saudade do seu celular, preste bem atenção nas informações a seguir, pois isso pode ser uma patologia.

Apelidada como "nomofobia", do inglês "no mobile fobia", ou "fobia de ficar sem celular", ela funciona como todas as outras fobias. Envolve alguns sintomas característicos de ansiedade. Aquela angústia no peito, tremedeira, suor frio, entre outros.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.