Pesquisa: como os jovens costumam usar seus smartphones?

Por Redação | 28 de Junho de 2013 às 08h25

Os smartphones já invadiram a rotina das pessoas, o que consequentemente trouxe novos hábitos e costumes. Alguns acham normal checar seu telefone a cada cinco minutos durante um jantar, enquanto outros abominam a atitude.

Mas com os telefones inteligentes cada vez mais presentes na vida de pessoas de todas as idades, será que em breve veremos uma mudança comportamental radical na sociedade, incluindo as regrinhas básicas de etiqueta?

Para tentar entender como e quanto as pessoas estão usando seus smartphones, o Business Insider se uniu à empresa Survey Monkey e realizou uma pesquisa focada em jovens norte-americanos com idades entre 18 e 29 anos. A ideia foi compreender como esses jovens se comportam atualmente, já que isso pode ser um indício daquilo que será considerado comum em alguns anos.

Eles descobriram que poucos jovens na faixa entre 18 e 29 anos de idade acham inaceitável (15,32%) atender o telefone durante o jantar com um amigo. No entanto, a maioria deles considera a atitude "levemente aceitável" (54,95%). Do outro lado da balança, quase ninguém acha extremamente aceitável (1,80%) ou muito aceitável (1,80%) deixar de dar atenção para o amigo que está na sua frente para atender o telefone. Boa parte dos entrevistados acredita que a atitude é moderadamente aceitável (26,13%).

Curiosamente, se for uma chamada de negócios, então fica mais aceitável que o amigo atenda a ligação, com a maior parte (39,64%) dos entrevistados dizendo que, neste caso, é moderadamente aceitável. Quando o assunto é verificar suas atualizações do Facebook durante o jantar, eles se dividem entre levemente aceitável (37,84%) e absolutamente inaceitável (45,05%). Enviar mensagens de texto também é levemente aceito pela maioria deles (45,05%).

Porém, quando os pesquisadores mudaram a situação em questão para um jantar romântico, a situação mudou: 62,16% dos jovens disseram que checar o Facebook só é aceitável se o acompanhante estiver no banheiro, enquanto 28,83% disseram que a atitude é inaceitável de qualquer forma.

Pesquisa Business Insider

Outros dados do resultado da pesquisa mostram ainda que verificar a caixa de e-mail (44,14%) é a atividade inevitável para os jovens, seguida pelo Facebook (27,03%). Além disso, eles acreditam que postar a foto de um amigo na internet sem sua permissão é aceitável apenas se ele for um amigo realmente muito próximo ou membro da família (48,65%).

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!