Nova mania: enviar mensagens 'educadas' aos vizinhos pelo nome da rede Wi-Fi

Por Redação | 19 de Outubro de 2012 às 19h10

A internet tornou-se uma excelente maneira de fazer com que as pessoas poupem suas cordas vocais e digam tudo aquilo que pensam através de caracteres do teclado. Quanto mais o tempo passa, mais as pessoas preferem enviar e-mails, escrever mensagens de texto e deixar recados nas redes sociais a ligar ou encontrar uma pessoa e conversar cara a cara.

A tendência é tão assustadora que a maioria das pessoas já se pegou conversando por mensagens escritas com amigos, parentes e até mesmo desconhecidos que estão a alguns passos de distância.

Agora, a nova tendência é comunicar-se com seus vizinhos pelo nome de sua rede wireless. E, de tanto se repetir, a história virou notícia e saiu em uma matéria feita pela britânica BBC.

Quando alguém configura uma rede sem fio doméstica, deve escolher um nome para que ela possa ser facilmente identificada em meio a tantas outras. O nome será visto por qualquer pessoa que estiver no alcance do sinal do roteador, desde que esteja buscando uma nova rede para se conectar pelo computador ou dispositivo móvel.

Na grande maioria dos casos, encontramos nomes comuns, como "Marcos123" ou "WiFi_Casa". Entretanto, as pessoas descobriram que alterar o nome da rede por algo mais interessante pode ser uma maneira de enviar mensagens divertidas aos vizinhos ou pessoas ao alcance.

De acordo com a BBC, a maioria dos nomes é relacionada aos vizinhos barulhentos. Mensagens como "Pare com o som alto", "Pare de usar saltos" ou um simples "Cale a boca" foram listadas como exemplos. Talvez essa seja a única maneira que pessoas desesperadas tenham conseguido encontrar para evitar de olhar na cara do vizinho e pedir, educadamente, para que ele pare de importunar.

Outro tema comum nos nomes das redes é sexo. Um bastante comum é "Estamos ouvindo vocês fazendo sexo". Outro exemplo listado foi "Pare de fazer tanto sexo".

Nomes de redes

Dar nomes às redes dessa forma acaba sendo a maneira digital equivalente à antiga mania de colar bilhetes anônimos na caixa de correio ou na porta do vizinho que estivesse incomodando. E é necessário que o ofensor passe a passear pelas listas de redes disponíveis antes de se conectar à internet até que leia a mensagem — e isso não é feito com frequência, já que a maioria dos computadores e dispositivos domésticos está configurada para se conectar automaticamente à rede local.

Portanto, esse não é um meio dos mais eficientes para conseguir estabelecer uma comunicação, embora muita gente acredite que seja. Mas não dá para negar que é bastante divertido, principalmente se a mensagem "enviada" conseguir chegar ao "destinatário" em questão.

A BBC realizou um relatório sobre nomes de redes Wi-Fi. Você já brincou de trocar o nome do Bluetooth de seu celular ou tablet em locais públicos? Muita gente se diverte com isso, escrevendo mensagens do tipo "Se você leu isso, levante a mão" em bares, metrôs, praças e shoppings. Por mais que pareça impossível alguém ler o nome do Bluetooth e realmente levantar a mão, acontece. E isso pode ser o início de uma amizade ou de uma boa sessão de gargalhadas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.