Nave espacial para turistas realiza mais um teste com sucesso

Por Redação | 15 de Janeiro de 2014 às 08h25
photo_camera Divulgação

O turismo espacial está cada vez mais próximo de acontecer. Nesta terça-feira (14), a Virgin Galactic anunciou que concluiu com sucesso a terceira viagem experimental da SpaceShipTwo (SS2), a espaçonave que será usada para levar turistas ao espaço. As informações são do CNET.

Pela primeira vez, o voo da SS2 contou com a propulsão de um foguete. Os testes foram comandados pelo piloto-chefe da Virgin Galactic, Dave Mackay, que também controlou neste terceiro voo dois itens importantes para o funcionamento da nave: o sistema de controle de reação, responsável por garantir que o objeto faça manobras com segurança no espaço - além de posicionar a SS2 para dar a melhor visão das estrelas aos tripulantes -, e o mecanismo de proteção térmica, que ajuda a regular a temperatura do veículo.

O voo aconteceu na última sexta-feira (10) e partiu do Porto Aéreo e Espacial de Mojave, no Condado de Kern, Califórnia, às 7h22 (13h22 pelo horário de Brasília). A empresa ainda disse que todos os testes foram realizados sem apresentar qualquer tipo de problema e que "cada teste de voo nos aproxima da meta de iniciar o serviço comercial em 2014".

"Eu não poderia estar mais feliz ao começar o ano novo com tudo pronto para começarmos a voar para o espaço", escreveu Richard Branson, dono da Virgin e sócio do projeto Virgin Galactic. "Em 2014, vamos finalmente colocar nossa bela espaçonave em seu lugar, o espaço. Hoje, nosso próprio piloto-chefe esteve a bordo da espaçonave e pôde provar que todos os sistemas necessários para garantirmos um voo seguro ao espaço, e garatindo a melhor experiência a quem estiver lá, estão prontos".

Veja abaixo o vídeo do terceiro teste supersônico com a SpaceShipTwo:

E aí, interessado em fazer uma visita ao espaço? Pois saiba que as passagens já estão à venda, inclusive no Brasil: a agência de viagens GSP, em São Paulo, vende pacotes credenciados pela Virgin Galactic e até agora, dois brasileiros já garantiram seus lugares nas espaçonaves. O preço para ser um tripulante é bastante salgado: para colocar seu nome na lista dos voos sub-orbitais que serão realizados pelas naves SpaceShip 2, você precisa desembolsar R$ 580 mil.

Para participar, os civis precisam estar em boa forma física, mas todos terão de completar vários tipos de treinamentos que envolvem procedimentos de segurança. As viagens para chegar ao espaço terão duração de três horas em média. Celebridades como Ashton Kutcher e Justin Bieber já confirmaram presença na primeira viagem, que deve acontecer até o final de 2014.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.