Mensagens de texto fazem com que as pessoas se distanciem umas das outras

Por Redação | 27.11.2012 às 14:38 - atualizado em 27.11.2012 às 16:27

As mensagens de texto estão cada vez mais presentes em nossas vidas, afinal elas ajudam as pessoas a se comunicarem de maneira rápida no meio da correria do dia a dia. As operadoras de telefonia móvel já perceberam isso e estão criando diversos pacotes e descontos relacionados a esse tipo de serviço.

Além dos famosos SMS, ainda existem as mensagens enviadas por aplicativos como o Whatsapp, por exemplo, conversas digitadas nas redes sociais etc. De uma maneira ou de outra, o texting está sempre envolvido em algumas das nossas comunicações diárias.

Mas a praticidade desse tipo de mensagem não quer dizer necessariamente que ela seja saudável para nossas relações. Psicólogos afirmam que essa é uma boa maneira de nos distanciarmos das pessoas.

"As mensagens de texto, seja pelo telefone ou pelo Facebook, dão uma falsa sensação de proximidade com o outro, mas na verdade contribuem para o isolamento dos usuários", afirma Junia de Vilhena, professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, para O Globo.

A facilidade de conversar com pessoas que estão distantes (ou nem tanto) via mensagens de texto gerou certo comodismo entre os usuários desse serviço, que muitas vezes acreditam suprir um encontro real com os amigos por mensagens desse tipo.

O site Business Insider divulgou um estudo este ano mostrando que 68% dos adolescentes enviam mensagens de texto de seus smartphones todos os dias, e apenas 4% dos entrevistados disseram que falar ao telefone é a maneira preferida de se comunicar com os amigos.

Outra pesquisa, realizada pelo Docmail, mostra exatamente esse distanciamento causado por meios de comunicação eletrônicos. Dois em cada três contatos entre amigos já são feitos por meio de algum tipo de tecnologia.