Mãe dá iPhone de presente de Natal para filho, mas com um contrato incluso

Por Redação | 02.01.2013 às 19:55
photo_camera Daily News

Controlar o que crianças e adolescentes fazem na internet não tem sido nada fácil para os pais modernos. Então, como impedi-los de acessar conteúdos impróprios e de se tornarem reféns da tecnologia? A blogueira norte-americana Janell Burley Hoffmann, mãe de cinco crianças, presenteou seu filho de 13 anos, Gregory, com um iPhone, mas o aparelho veio equipado com um contrato recheado de termos de uso do dispositivo, criado pela zelosa mãe.

"Feliz Natal! Você agora é um orgulhoso proprietário de um iPhone. Você é um menino de 13 anos bom e responsável e merece este presente. Mas, com a aceitação deste presente vem uma série de normas e regulamentos. Por favor, leia o seguinte contrato. Eu espero que você entenda que é meu trabalho fazer você crescer e se tornar um homem saudável que consegue viver com a tecnologia, e não ser governado por ela. O não cumprimento da lista a seguir irá resultar no encerramento da sua propriedade do iPhone", escreveu Janell.

Entre as cláusulas do contrato que deverão ser cumpridas por Gregory estão as que dizem que ele nunca deverá ignorar as ligações da mãe e do pai; que a mãe, e não ele, é a proprietária do iPhone e que ela sempre deverá saber a senha do aparelho, e que ele não poderá levar o celular para a escola, já que "é importante conversar pessoalmente com as pessoas".

Contrato adolescente iPhone

Reprodução: Daily News

Gregory também deverá se comprometer a não fotografar ou filmar tudo, em uma tentativa de manter suas memórias somente consigo mesmo e não compartilhá-las com o mundo; não poderá acessar conteúdo pornográfico e deverá deixar o celular em casa algumas vezes, pois "ele não é um ser vivo e nem uma extensão do seu corpo".

Janell ainda disponibilizou os dezoito termos do contrato de uso do iPhone por adolescentes em sua página oficial, para quem estiver interessado em acompanhar ou até aplicar suas novas regras familiares.