Infográfico: crianças não sabem o significado do ícone 'Salvar' no computador

Por Redação | 19.04.2013 às 07:45

As crianças da nova geração se entendem muito bem com a tecnologia e deixam muitos adultos para trás quando os assuntos são computadores, smartphones, tablets e consoles. Mas, a maioria das crianças não consegue reconhecer alguns símbolos do avanço tecnológico como, por exemplo, um telefone de disco e até mesmo um disquete.

Uma pesquisa conduzida pelo TeachHub.com em parceria com a Clever Girls Collective mostra que muitas crianças não sabem o real significado do ícone 'Salvar' presente em seus computadores. O estudo entrevistou mil crianças com idades que variam do jardim de infância até a quinta série, e o infográfico gerado com os resultados faz parte das celebrações da Semana Nacional da Biblioteca, nos Estados Unidos.

Entre os entrevistados, apenas 14% souberam identificar que o ícone 'Salvar' é na verdade um disquete, o que surpreende já que esta geração nem tem mais acesso aos computadores com entrada para esses dispositivos. O levantamento ainda questionou as crianças sobre em quais meios elas preferem ler, e 51% dos alunos da quinta série afirmaram que preferem ler livros em tablets e smartphones, contra apenas 35% que ainda preferem os clássicos livros de papel.

Os pesquisadores ainda perguntaram às crianças o que elas pretendem ser quando crescerem e 5% dos entrevistados afirmaram que têm planos de se tornar cientistas, contra 10% que pretendem seguir na carreira médica e outros 10% que desejam ser professores. A maioria das crianças consultadas, ao todo 36%, afirmou que pretende ser veterinário, militar e atleta. Confira abaixo o infográfico completo produzido pelo TeachHub.com:

Infográfico crianças tecnologia

Reprodução: TeachHub.com