Pesquisa: procura de emprego nas redes sociais

Por Redação | 15 de Outubro de 2012 às 09h30
photo_camera Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma pesquisa realizada pela Millennial Branding and Beyond levantou as semelhanças e diferenças entre as gerações X (jovens nascidos nos anos 80), Y (nascidos entre os anos 90 e 00, que praticamente viram a internet engatinhar junto com eles) e Baby Boomers (nascidos entre os anos 60 e 70) para comparar a abordagem de cada uma quando o assunto é procurar emprego usando as mídias sociais.

A Geração Y pode até reinar quando se trata de redes sociais, mas este infográfico vai mostrar que a coisa muda um pouco quando se trata de redes ligadas ao trabalho.

A estatística mais surpreendente foi a de que os Boomers estão usando mais a internet, incluindo as redes sociais, em sua busca de trabalho do que as gerações mais jovens. A geração mais antiga está recorrendo ao Linkedin para encontrar novas oportunidades.

O estudo consultou 5.268 candidatos a emprego, incluindo 742 da Geração Y, 1676 da Geração X e 2.850 Baby Boomers. O resultado foi que, quando o assunto é trabalho, as redes sociais estão mais populares entre os Baby Boomers (29%), seguidos pelos X (27%), e por último ficaram os Y (23%).

A geração mais jovem elegeu o Facebook como sua rede social predileta para esse tipo de busca (21%), enquanto apenas 10% dos Boomers escolheram a rede social de Mark Zuckerberg como sua preferida para encontrar um emprego.

Porém, a situação se inverte quando falamos do Linkedin. 29% dos Boomers costumam utilizar a rede como sua principal fonte de busca para novas vagas, contra 23% da preferência da Geração Y. Já 25% dos entrevistados da Geração Y estão mais suscetíveis a interagir virtualmente com os perfis das empresas nas redes sociais, enquanto 19% da Geração X age da mesma forma e apenas 16% dos Boomers se rendem a esse tipo de contato.

Algo em comum entre todas as gerações é o fato de que menos de 15% de todas elas possuem o seu próprio website profissional. Mas mais de um terço deles cuida bem da sua reputação online.

Procura de empregos nas mídias sociais
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.