Pesquisa: procura de emprego nas redes sociais

Por Redação | 15 de Outubro de 2012 às 09h30
photo_camera Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma pesquisa realizada pela Millennial Branding and Beyond levantou as semelhanças e diferenças entre as gerações X (jovens nascidos nos anos 80), Y (nascidos entre os anos 90 e 00, que praticamente viram a internet engatinhar junto com eles) e Baby Boomers (nascidos entre os anos 60 e 70) para comparar a abordagem de cada uma quando o assunto é procurar emprego usando as mídias sociais.

A Geração Y pode até reinar quando se trata de redes sociais, mas este infográfico vai mostrar que a coisa muda um pouco quando se trata de redes ligadas ao trabalho.

A estatística mais surpreendente foi a de que os Boomers estão usando mais a internet, incluindo as redes sociais, em sua busca de trabalho do que as gerações mais jovens. A geração mais antiga está recorrendo ao Linkedin para encontrar novas oportunidades.

O estudo consultou 5.268 candidatos a emprego, incluindo 742 da Geração Y, 1676 da Geração X e 2.850 Baby Boomers. O resultado foi que, quando o assunto é trabalho, as redes sociais estão mais populares entre os Baby Boomers (29%), seguidos pelos X (27%), e por último ficaram os Y (23%).

A geração mais jovem elegeu o Facebook como sua rede social predileta para esse tipo de busca (21%), enquanto apenas 10% dos Boomers escolheram a rede social de Mark Zuckerberg como sua preferida para encontrar um emprego.

Porém, a situação se inverte quando falamos do Linkedin. 29% dos Boomers costumam utilizar a rede como sua principal fonte de busca para novas vagas, contra 23% da preferência da Geração Y. Já 25% dos entrevistados da Geração Y estão mais suscetíveis a interagir virtualmente com os perfis das empresas nas redes sociais, enquanto 19% da Geração X age da mesma forma e apenas 16% dos Boomers se rendem a esse tipo de contato.

Algo em comum entre todas as gerações é o fato de que menos de 15% de todas elas possuem o seu próprio website profissional. Mas mais de um terço deles cuida bem da sua reputação online.

Procura de empregos nas mídias sociais
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!