Brasileiros são os que menos se importam em ter chefe como amigo no Facebook

Por Redação | 22 de Fevereiro de 2013 às 07h15

Além dos amigos da escola, da faculdade, do trabalho e familares, muitas pessoas têm 'amizade' com seus chefes no Facebook, mas você se sente confortável em saber que seu chefe pode ver suas postagens na rede social? A empresa de recrutamento Robert Half divulgou nesta semana o resultado de um levantamento sobre a relação dos funcionários com seus chefes nas redes sociais, e os brasileiros estão entre os que menos se sentem desconfortáveis com essa relação.

Entre os funcionários brasileiros entrevistados que afirmaram se sentir "muito confortáveis" com seus chefes em sua lista de amigos, o índice foi de 41% perdendo apenas para os chilenos com 43% - para ter uma ideia, a média global entre os 13 países analisados foi de 19%. Na Alemanha, os funcionários são um pouco mais cautelosos e apenas 8% se sentem confortáveis com a relação com o chefe no Facebook.

A pesquisa também avaliou quem se considera "nada confortável" com essa relação, com o menor índice da lista ficando mais uma vez com os brasileiros. Apenas 7% dos entrevistados afirmaram que não acham agradável esse relacionamento, e entre os alemães esse é o maior índice com 36%.

Com relação à amizade eletrônica com colegas de trabalho, 51% dos brasileiros afirmaram se sentir confortáveis com a presença dos seus colegas de trabalho em sua lista de amigos no Facebook, o maior índice entre os países analisados. A média mundial no quesito colegas de trabalho foi de 25% e apenas 4% dos brasileiros afirmaram que se sentem desconfortáveis em adicionar colegas de trabalho.

Especialistas da Robert Half afirmam que as características encontradas com o levantamento indicam que os brasileiros são mais abertos e informais. No entanto, a empresa sugere que os usuários das redes sociais mantenham uma relação mais profissional com seus chefes e colegas de trabalho e que, de preferência, evitem escrever coisas muito pessoais como, por exemplo, quais os lugares que você frequentou no final de semana ou o que você almoçou hoje.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.