Efeito placebo: telefone falso ajuda viciados a aliviar compulsão pelo celular

Por Redação | 08.12.2014 às 11:19
photo_camera NoPhone

Você é daqueles que não consegue se controlar e saca o smartphone do bolso a cada minuto, mesmo que não seja realmente necessário? Sente que essa mania está passando um pouco dos limites e atrapalhando suas relações interpessoais e até mesmo prejudicando o seu trabalho? Então talvez esta notícia possa lhe ser útil.

Com o objetivo de ajudar pessoas a largarem o vício em smartphones, foi lançado o NoPhone. Fruto de uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo no Kickstarter, o "aparelho" na verdade se trata de uma peça plástica com tamanho e aparência e dimensões bastante semelhantes às de um smartphone top de linha, para que o usuário o guarde no bolso ao invés de levar seu gadget verdadeiro consigo.

Smartphone de mentira - NoPhone

A intenção, segundo os criadores, é fazer com que o usuário se desestimule e pare gradativamente de olhar o gadget o tempo todo. Com o NoPhone, os donos do "celular" não precisariam mais se preocupar em ler/enviar mensagens sem necessidade, atender notificações constantes ou ceder à tentação de acessar redes sociais.

A ideia pode parecer boba, mas a verdade é que esse efeito placebo parece estar manifestando resultados positivos entre os primeiros usuários. No site oficial, é possível ler testemunhos variados, desde gente que parou de enviar mensagens para o(a) ex-namorado(a) enquanto bêbado(a), até gente que melhorou a qualidade de suas noites de sono.

Comparativo iPhone x NoPhone

Ficou interessado? Pois saiba que o NoPhone custa apenas US$ 12 no modelo mais básico. Um segundo modelo mais avançado inclui uma atualização que permite "tirar selfies". Ou seja: vem com um espelho colado na frente!

Não sabemos se o "gadget" funcionará para você ou não, mas podemos garantir que você não precisará mais se preocupar com quedas acidentais ou atrasos na atualização do sistema.