Desafio: não mexa no celular por 10 minutos e ajude quem precisa de água potável

Por Redação | 25 de Março de 2014 às 15h21
photo_camera Divulgação

Você talvez não perceba de forma direta, mas estamos caminhando para uma vida cada vez mais conectada. Seja na rua, no ônibus ou metrô, bares, restaurantes, no trabalho e até aí dentro da sua casa, é comum ver uma ou mais pessoas grudadas em seus tablets e smartphones. Não importa onde você esteja: o dia a dia no mundo virtual faz com que esses usuários fiquem completamente desligados do que acontece ao redor.

Dado o quanto a tecnologia evoluiu nos últimos anos, talvez seja praticamente impossível abandonar por completo nossos computadores e dispositivos móveis. Mas que tal deixá-los de lado, pelo menos por alguns instantes, para ajudar as quase 770 milhões de pessoas que ainda não têm acesso a água potável? Sim, isso é possível graças ao Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Unicef, que lançou uma campanha na qual você e qualquer outro internauta podem servir de intermediários àqueles que mais precisam de ajuda.

Batizada de "Tap Project", a iniciativa consiste em justamente largar um pouco o vício dos smartphones em prol de pessoas que não possuem água pura para consumir. Para participar, você acessa o site do projeto pelo próprio celular, posiciona o aparelho em cima de uma superfície rígida (como uma mesa, por exemplo) e aperta o botão "start" no cronômetro do aplicativo. Toda vez que você ficar 10 minutos sem mexer no dispositivo, uma criança que não tem água potável ganha acesso ao recurso em uma parte do planeta.

E como isso funciona? De acordo com a página oficial da campanha, a Unicef fechou um acordo com vários patrocinadores que se comprometem a doar a quantia necessária de água para uma criança que precisa desse elemento tão importante. Em tom de provocação, o projeto diz que "768 milhões de cidadãos não possuem acesso a água potável" e, por isso, "que tal ver quanto tempo você consegue ficar sem algo bem menos vital?".

A ideia é poder conscientizar as pessoas sobre o problema da falta do recurso no mundo e a importância de economizá-lo tirando delas algo que se tornou essencial em sua rotina, ou seja, o celular. Por enquanto, o recorde registrado pelo Tap Project é de 275 sem mexer no aparelho, o equivalente a um dia inteiro de água para 1.650 crianças. E nem adianta tentar trapacear, já que o site do projeto é capaz de ler os sensores do seu dispositivo e identificar se você está utilizando ele ou não.

Por enquanto, o Tap Project só funciona em iPhones por conta dos sensores que o aparelho possui. Também vale lembrar que a campanha ainda aceita doações que vão de US$ 5 até US$ 10. Caso queira ir mais além, a Unicef também aceita pessoas que queiram atuar como voluntários. Para tal, é preciso preencher um rápido questionário no site da entidade.

Sabemos que, para aqueles que gostam de estar conectados o tempo inteiro, largar definitivamente seu smartphone é uma tarefa difícil, ainda mais se você trabalha com tecnologia. Uma proposta interessante e que deve passar despercebida pelo seu dia a dia é colocar seu aparelho (ligado no Tap Project) em um canto toda vez que for sair com a sua família ou seus amigos. Além de prestar atenção nas conversas do mundo real, você estará ajudando crianças de várias parte do mundo que ainda não têm acesso a água potável.

E aí, vamos ajudar?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.