Compartilhar fotos demais no Facebook pode fazer você perder amigos reais

Por Redação | 14 de Agosto de 2013 às 16h00

Todos sabem que receber uma enxurrada de fotos de um amigo na timeline o tempo inteiro é extremamente chato, mas agora um estudo comprovou que isso pode afetar relacionamentos na vida real. Pesquisadores descobriram que aqueles que costumam postar muitas fotos de si mesmos no Facebook correm o risco de prejudicar suas relações com seus amigos, parentes e colegas no mundo real.

Uma equipe da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, contou com informações fornecidas por 508 usuários do Facebook para chegar ao resultado da pesquisa, que sugere que o excesso de compartilhamento de fotografias na rede de Mark Zuckerberg pode levar a uma diminuição na intimidade entre as pessoas.

Por exemplo, postar muitas fotos de amigos pode afetar negativamente a intimidade de um casal, de acordo com o estudo. "Nossa pesquisa mostra que esse excesso de fotos pode danificar os relacionamentos na vida real. É que as pessoas, com exceção dos amigos muito próximos e parentes, não parecem se relacionar bem com quem compartilha constantemente fotos de si", explica David Houghton, um dos autores da pesquisa. É claro que os amigos mais próximos tendem a compreender melhor as atitudes do outro, até porque eles têm mais liberdade para xingá-lo quando achar que sua timeline está sendo entupida por fotos desnecessárias.

E se você faz parte do grupo de pessoas que adora compartilhar com o mundo todas as fotos do seu último passeio ao parque, de todos os cafezinhos que toma durante o dia, e assim por diante, é bom tomar cuidado para não acabar sem amigos (também) na vida real.

Leia também: O Instagram pode detonar a sua autoestima - e é pior que o Facebook!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.