Brasil é o 9º país mais preocupado com o futuro, diz estudo de buscas no Google

Por Redação | 14 de Fevereiro de 2013 às 13h45

Com o passar dos anos, as pessoas começaram a se preocupar ainda mais com o futuro e com o que podem esperar do próximo ano que se inicia. E um novo estudo indica que o Brasil é o nono país mais preocupado com o futuro, com base nas buscas efetuadas no Google - em 2011, o país se encontrava na terceira colocação do ranking.

Criado pelo professor Tobias Preis, da Warwick Business School Associate, e pela doutora Heln Susannah Moat, da University College London, o Índice de Orientação do Futuro analisou milhares de dados de busca do Google em 2012 em 45 países diferentes para determinar a relação entre pesquisas com o termo '2013' e com o número de buscas pelo termo '2011'.

O levantamento deste ano mostrou que os alemães são os mais preocupados com o futuro, seguidos de perto em segundo lugar pelos usuários do Google no Japão, e em terceiro lugar aparece a Suíça. O Reino Unido ficou com a quarta posição e países como Paquistão, Cazaquistão e Vietnã aparecem no final da lista.

"No geral, encontramos uma forte tendência na qual os países em que os usuários do Google pesquisam mais sobre o futuro apresentam um PIB (Produto Interno Bruto) per capita maior. Parece haver uma relação com o sucesso econômico de um país e as informações sobre comportamento de busca online de seus cidadãos", afirmou o professsor Preis.

Os pesquisadores afirmam que o estudo e a tendência revelam duas vertentes diferentes: uma diferença internacional em relação ao passado e futuro de uma nação, que está diretamente relacionada ao seu sucesso financeiro, e a diferença com relação ao que é buscado na internet em cada país, com base na qualidade da conexão com a internet.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.