Estudo aponta as principais tendências do consumo para 2013

Por Redação | 18 de Dezembro de 2012 às 07h05
photo_camera Foto: Rodrigo Dionisio/Frame

O ano de 2012 está chegando ao fim. Aproveitando a época, o ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, identificou as principais tendências de consumo para 2013 em diante. Por mais de 15 anos, o ConsumerLab conduziu uma pesquisa sobre valores, comportamentos e modos de utilização de produtos e serviços relacionados às tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Michael Björn, responsável por Pesquisas no ConsumerLab, diz: "O nosso programa global de pesquisa é baseado em entrevistas anuais com mais de 100.000 pessoas em mais de 40 países e 15 megacidades. Ao longo dos anos, nós acumulamos uma enorme base de dados sobre as tendências de consumo - e notamos que o ritmo das mudanças está mais rápido do que nunca".

Pessoas conectadas

Conheça as principais tendências de consumo para 2013:

1. Mais acesso à nuvem

A dependência da nuvem remodela as necessidades de dispositivos. Mais de 50% dos usuários de tablets e mais de 40% dos usuários de smartphones nos EUA, Japão, Austrália e Suécia apreciam a simplicidade de ter os mesmos aplicativos e dados facilmente disponíveis na nuvem em vários dispositivos.

2. Computação para uma mente dispersa

De desktops, arquivos e pastas a superfícies planas, aplicativos e serviços de nuvem, os consumidores estão cada vez mais voltando as costas para um paradigma de computação para a mente focada. As tarefas são tratadas no calor do momento – quer estejamos em uma fila de compras ou conversando com alguém em um café. Por isso os tablets fazem tanto sucesso no mercado.

3. O uso da banda larga própria para o trabalho

Um total de 57% dos usuários de smartphones usam seus aparelhos pessoais no trabalho. Eles estão cada vez mais sendo usados para o trabalho, para enviar e-mails, planejar viagens de negócios, encontrar locais e muito mais. Você já conhece essa tendência?

4. Crescimento exacerbado do número de celulares

Por acessar a internet sempre e em toda parte, os consumidores são agora uma força incontrolável tornando a internet verdadeiramente móvel. O total de assinaturas de smartphones atingirá 3,3 bilhões até 2018 e a cobertura de rede móvel é um dos fatores de satisfação mais importantes da vida na cidade. Até 2014, a quantidade de celulares deverá ultrapassar o número de pessoas na Terra.

5. Redes sociais de segurança pessoal

A confiança nas estruturas tradicionais está diminuindo e os consumidores confiam cada vez mais em suas comunidades pessoais. Redes pessoais online e mídias sociais estão se moldando para se tornarem sérios concorrentes das tradicionais agências de trabalho.

6. Mulheres impulsionam o mercado de smartphones

Nada menos que 97% das proprietárias de smartphones adoram enviar SMS. 77% das mulheres enviam e recebem fotos, 59% usam redes sociais, 24% realizam check-ins em locais e 17% resgatam cupons. Os valores para os homens são mais baixos nessas áreas.

7. Cidades tornam-se pólos de criatividade social

Moradores de centros urbanos têm significativamente mais amigos online do que pessoas das áreas mais afastadas. 12% das pessoas que vivem em cidades dizem que a principal razão para usar as redes sociais é se conectar e trocar ideias com outras pessoas.

8. Compras online

Um total de 32% dos usuários de smartphones utiliza os dispositivos para fazer compras. Eles agora começam a combinar os aspectos de compras em lojas e compras online. Eles querem ver produtos, obter informações, fazer comparações de preços e fazer compras imediatamente, sem ter que enfrentar filas para pagar.

9. A TV torna-se social

Um total de 62% dos telespectadores usa os fóruns sociais enquanto assiste a vídeos e TV - e 42% daqueles que usam fóruns sociais ou chats enquanto assistem, discutem coisas que estão vendo na tela. 30% das pessoas desse grupo são mais propensas a pagar por conteúdo visto em contextos sociais. A maior parte do consumo de vídeo e TV em dispositivos móveis acontece em casa.

10. Aprendizado em transformação

Os jovens trazem a sua experiência tecnológica pessoal para a sala de aula, conduzindo uma pressão por mudanças de baixo para cima. Simultaneamente, governos e instituições buscam novas soluções de TICs, a fim de serem mais eficientes. A conectividade muda as perspectivas para as crianças em uma escala global.

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