Acessório para capacete garante mais segurança na vida de ciclistas

Por Redação | 17 de Outubro de 2013 às 06h25
photo_camera Divulgação

Grandes cidades de todo o mundo – inclusive daqui do Brasil – ainda não possuem estrutura para pessoas que deixam o carro em casa e optam pela bicicleta. E não há como negar: é cada vez mais comum ver uma "magrela" no meio de tantos carros no trânsito, o que aumenta o risco do usuário a quedas e acidentes.

Pensando nisso, a empresa ICEdot anunciou um dispositivo que pretende garantir mais segurança aos ciclistas durante suas pedaladas. O produto, chamado Crash Sensor, é capaz de detectar se o ciclista sofreu algum tipo de queda ou traumatismo enquanto andava de bicicleta. O gadget tem o tamanho de uma tampinha de garrafa e pode ser acoplado ou colado por um adesivo em qualquer tipo de capacete.

Seu funcionamento é simples: através de um sistema inteligente com giroscópio e acelerômetro, o sensor é sincronizado via Bluetooth a um aplicativo para smartphone. Se o ciclista sofrer um impacto, o Crash Sensor emite um alarme que, se não for desligado em um curto período de tempo, contacta automaticamente um número de emergência e envia as coordenadas GPS para que a vítima receba atendimento médico.

Além disso, os doutores e enfermeiros podem acessar um registro com dados do ciclista para saber suas informações clínicas como paciente, como quadro de doenças, se toma alguma medicação, entre outras características. Vale lembrar: o dono da bike precisa fornecer esses dados previamente pelo site da ICEdot, que entra em contato com paramédicos caso ocorra um acidente.

O Crash Sensor está à venda por US$ 150 e pode ser usado para outros tipos de esportes radicais, como motociclismo e surfe na neve – que também exigem o uso de capacetes. Veja abaixo um vídeo do aparelho:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.