6 maneiras imbatíveis para melhorar o engajamento com seu conteúdo móvel

Por Neil Patel RSS

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Hoje em dia, o conteúdo móvel é uma necessidade. É praticamente um hábito. Os dispositivos móveis já têm alcançado uma compreensão de mercado mais ampla do que os computadores de mesa. Todo mundo está usando-os para consumir conteúdo.

Mesmo Hollywood está prestando atenção nisso. Durante sua apresentação na Semana de Super Mobilidade de 2015, o fundador e CEO da Dreamworks Animation, Jeffrey Katzenberg, enfatizou como os estúdios estão cada vez mais focados na criação de conteúdo em vídeos para móveis, usando uma produção a nível de Game of Thrones.

Muitas empresas estão conscientes de que elas precisam criar mais engajamento no conteúdo. Aqui estão algumas estatísticas do Instituto de Marketing de Conteúdo para mostrar o quão importante o “conteúdo engajado” tem se tornado para os profissionais.

Coluna Neil

Há uma urgência para tudo isso. Criar um conteúdo engajado para dispositivos móveis é mais difícil do que para computadores desktop.

Aqui há uma rápida análise de indústrias de engajamento por dispositivos colocados juntos pelo MarketingSherpa:

Coluna Neil

Apesar de todo mundo estar focado em criar conteúdo móvel de engajamento, consistentemente atrasa a relação de engajamento do desktop. Por alguma razão, as pessoas ainda preferem usar seus computadores de mesa quando lidam com marcas, apesar do uso móvel estar aumentando.

O que devemos fazer?

Você pode transferir a responsabilidade destas tendências e se tornar um líder em conteúdo móvel, mas você precisará melhorar sua estratégia.

Aqui estão seis maneiras de reestruturar sua estratégia para melhorar o engajamento com usuários de dispositivos móveis.

1. Comunique-se Sucintamente

Embora pareça que as pessoas estão viciadas em seus telefones, elas estão na verdade prestando menos atenção no conteúdo do que elas prestariam com um desktop.

Dê uma olhada nessas estatísticas intrigantes.

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Dispositivos móveis são geralmente mais usados para verificar respostas e soluções rápidas. Juntar seu conteúdo com este uso aumenta a probabilidade de seu conteúdo ser consumido, então aprenda a ser sucinto.

Basicamente, os usuários móveis estão prontos para vitórias rápidas – partes de conteúdo que descem rápido e permite eles (sim, eu odeio dizer isso) manter seus olhos na estrada quando estão dirigindo. Ou caminhando. Ou usando o banheiro. Ou se dirigindo ao metro. Ou fazendo qualquer coisa.

Rápido e breve.

Dê uma olhada nas páginas do seu conteúdo. Você pode ficar surpreso com quanta asneira está lá. Seus usuários móveis não querem tudo isso. Quando você criar uma página de produto e-commerce, por exemplo, utilize textos com moderação e foque nas imagens.

Nunca esqueça que a Google tem sido um dos websites informativo por quase duas décadas. O conteúdo é rico? Não exatamente. Sua homepage possui menos que 20 palavras. Por outro lado, AOL (e Yahoo e Bing) preencheram a página com um conteúdo menos desorganizado e que atrai usuários.

2. Use Conteúdo em Vídeo

Conteúdo em vídeo está cada vez mais popular nos dispositivos móveis. Aqui está uma análise das tendências de dispositivos de 2013 até o final de 2015.

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Aplicativos como Periscope, Vine, YouTube, Facebook, Instagram e Snapchat são cada vez mais focados no uso de vídeo móvel. Os fones de ouvido VR como Google Cardboard, Mattel’s ViewMaster e Samsung Gear VR estão impulsionando esta tendência criando um novo comercial com vídeoa de 360 graus. Criar conteúdo em vídeo adequado para dispositivos móveis é essencial para melhorar o engajamento com o consumidor. Mas qual tipo de conteúdo em vídeo é visualizado em dispositivos móveis?

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Quando se fala em vídeos de 1 a 6 minutos, dispositivos móveis são usados mais que televisores. Um comercial alegre de 3 a 6 minutos é mais provável de ser visualizado em um telefone ou um tablet do que um computador de mesa.

Videoclipes curtos com uma produção profissional valorizada e entretenimento ou conteúdo informacional são mais prováveis de serem vistos em dispositivos móveis, então é de seu interesse focar na criação de vídeos desta extensão.

Claro que ainda é importante fornecer valores para dar uma razão para as pessoas assistirem seu vídeo. Não crie um vídeo apenas com o interesse de ter um vídeo. Tenha certeza de que você tem algo para mostrar e dizer.

3. Preste Atenção Nas Fontes e Nos Layouts

Quando um website, aplicativo ou outro conteúdo digital é visualizado em um dispositivo online, parece diferente do que quando visto em um computador de mesa. Obviamente.

Mas que tipo de diferença?

Monitores de desktop são tipicamente visualizados em paisagem, enquanto dispositivos móveis são visualizados em perfil. Esta orientação pode mudar drasticamente o layout do seu site.

Aqui está um típico exemplo de como seu website muda quando é visualizado em um dispositivo móvel e em um desktop:

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O que é visualizado em determinado momento pode mudar significativamente e isto é importante de manter em mente na hora de criar seu website. Layout muda. Conteúdo transforma.

E o engajamento do usuário? Isso vai se ajustar também.

Na hora de projetar qualquer conteúdo digital, é absolutamente importante pensar pela perspectiva de um usuário. A mudança de um desktop para uma versão móvel de um website ou aplicativo pode ser tão drástica que sua concorrência pode acabar ganhando a atenção que deveria ser sua.

As fontes são muito importantes também. Uma certa fonte pode parecer ótimo quando visualizada em um monitor de 21 polegadas, mas acaba desaparecendo em uma tela de 4 polegadas de um dispositivo móvel. Um aplicativo móvel não necessariamente precisa refletir a funcionalidade de um website de um desktop, mas você precisa garantir que você ainda está fornecendo a mesma eficiência, clareza e facilidade de usar que desvia visitantes da versão desktop. 

4. Personalize seu conteúdo!

Uma das melhores partes sobre dispositivos móveis é que as pessoas não deixam de usar como elas fazem com o desktop. Nós usámos nossos dispositivos móveis para interações pessoais, então só faz sentido de personalizar o conteúdo para ser entregue em um dispositivo móvel.

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E-mails, notificações e textos tem diferentes práticas e permissões necessárias para intensificar a relação da sua marca com o consumidor. Tudo tem que fazer sentido no conteúdo de onde o usuário está olhando.

Muitos profissionais têm evitado a personalização porque isso parece assustador, complicado ou desnecessário. Consumidores, no entanto, discordam. A personalização tem sido validada para aumentar a retenção do usuário, relacionamentos, gastos e todas as coisas que nós queremos mais. Faz sentido implementar personalização onde for possível – especialmente com seu conteúdo móvel!

O Google Play, por exemplo, te permite baixar frequentes cartões de compra para o aplicativo. Em vez de enviar notificações para todo mundo com o cartão Kroger, isso só te lembra quando você está realmente perto da loja. É muito mais provável você se interessar com qualquer acordo que a Kroger tem enquanto você está usando um cartão do que quando você está assistindo um filme.

Algo tão simples quanto chamar seus usuários por seus nomes rende um engajamento enorme. Melhore sua personalização. Seus consumidores, taxas de conversão e métrica de engajamento vão te agradecer.

5. Concentre-se na Mídia Social

Marketing de mídia social é uma das melhores maneiras de aumentar o engajamento móvel com seu conteúdo. Quando as pessoas estão compartilhando conteúdo nas mídias sociais, é muito mais provável de serem compartilhados em dispositivos móveis.

Aqui está uma foto instantânea do uso da mídia social móvel do WeAreSocial:

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De 2.307 bilhões de usuários ativos nas mídias sociais, 1.968 estão usando dispositivos móveis. É uma vasta maioridade de pessoas.

Você já sabe que a recomendação de um amigo é uma das mais verdadeiras sugestões que as pessoas têm e você precisa perceber que essas sugestões são mais prováveis de serem vistas em dispositivos móveis.

Pare de olhar para o marketing de mídia social como uma entidade separada do marketing de conteúdo. Elas estão entrelaçadas e focadas no dispositivo móvel. A mídia social é uma das vias mais poderosas para aumentar o engajamento nos dispositivos móveis.

6. Estimule a Gamificação

Gamificação tem se tornado um burburinho por todo o mundo dos negócios e da educação. Aqui está um infográfico para ajudar a explicar o porquê:

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Embora este infográfico é focado nos benefícios na aprendizagem da corporação, as técnicas ou impressões aplicadas a consumidores também. Afinal, para ser um consumidor uma pessoa precisa de um emprego.

Fornecer incentivo para pessoas empenhar-se com seu conteúdo pode ser tão simples quanto permitir eles de personalizar seus avatares ou implementar um sistema de ponta. Você também pode fornecer benefícios reais para aumentar o engajamento.

Se um usuário sabe que ele pode ganhar um desconto, cartão-presente ou outro preço engajando seu conteúdo, é muito mais provável de ele voltar para mais.

Gamificação importa. Há 1.2 bilhões de jogadores no mundo, então providenciar esta demografia é uma ótima maneira de aumentar o engajamento com seu conteúdo. Seja criativo e encontre uma maneira de inspirar usuários a competir com sua marca e você aumentará seu lucro.

Conclusão

Os dispositivos móveis estão rapidamente ultrapassando os desktops como o método preferencial para consumir todos os tipos de conteúdo, mas o engajamento da marca ainda é um atraso inferior.

Isso deixa uma brecha para você aumentar sua proporção de vendas focando na criação de conteúdo móvel engajado.

Diminuir asneiras, complementar visuais, transferir para móveis, promover compartilhamento e incentivar engajamento são maneiras certeiras para te posicionar à frente da concorrência neste meio móvel.

Quais são os métodos que você está usando para melhorar o engajamento com seu conteúdo móvel?

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Um dos melhores profissionais de marketing do mundo pela Forbes, WSJ e Entrepreneur.

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