Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Wars: queda do Império levaria a grande crise na galáxia

Por| 10 de Dezembro de 2015 às 08h23

Link copiado!

Star Wars: queda do Império levaria a grande crise na galáxia
Star Wars: queda do Império levaria a grande crise na galáxia

Quando se fala de cinema, principalmente em obras de ficção científica, conceitos mundanos como recursos, dinheiro, pacotes econômicos e crise normalmente nem devem ser levados em conta. Mas o que aconteceria se fossem? Foi essa a hipótese levantada por um grupo de estudantes e pesquisadores da Universidade Lehigh, nos EUA, que afirmou que a galáxia entraria no maior colapso econômico da história caso o Império de Star Wars fosse derrubado da maneira como vimos nos filmes.

Essa depressão começaria décadas antes, já na construção da primeira Estrela da Morte, sua destruição e, depois, quando a história se repetisse, com a criação e obliteração da segunda versão da arma de guerra. No total, seriam gastos US$ 852 quadrilhões – 13 mil vezes o PIB anual da Terra –, além de um quadrilhão de toneladas de aço em obras que levariam 833 mil anos para serem concluídas.

Tudo isso iria pelos ares em uma grande batalha e por causa de um torpedo colocado no lugar certo. Na conhecida Batalha de Endor, o Imperador seria deposto e teríamos o começo do fim do governo tirano de Palpatine. Mas, como em toda crise política – o Brasil é um exemplo claro disso, inclusive – o que vem na sequência é uma grave depressão econômica.

Na visão dos pesquisadores, a Aliança Rebelde precisaria de uma ajuda econômica de níveis épicos para restabelecer a república e a saúde financeira da galáxia. Quando todos os quadrilhões de dólares fossem pelos ares, faltaria dinheiro para coisas como comida na mesa, empregos e projetos sociais.

Continua após a publicidade

O resultado seriam ainda mais perdas, na marca dos US$ 515,5 quintilhões, e mais algumas décadas de recuperação e sufoco até que a ordem, finalmente, fosse restabelecida na galáxia. E isso sem falar nos dissidentes do Império, já que a derrubada de Palpatine de maneira alguma colocaria um ponto final em seu governo e teria o potencial de intensificar ainda mais a guerra civil que vinha acontecendo já há muito tempo nessa galáxia muito, muito distante.

Ainda bem que Star Wars é um mundo de ficção, então podemos permanecer apenas com as aventuras de Luke Skywalker, Han Solo, Leia Organa e sua turma. A realidade, infelizmente, não é tão interessante assim.

Fonte: BBC