Star Wars estreia nos cinemas da China depois de 40 anos

Por Redação | 19.06.2015 às 08:14

Pela primeira vez a China exibiu os filmes originais de Star Wars, depois de quatro décadas de seu lançamento. A trilogia composta por Star Wars (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983) começou sua exibição nos cinemas chineses nesta terça-feira (16) no Festival de Cinema de Xangai.

Apesar da novidade, a saga de George Lucas já está disponível na China há muito tempo, em formato DVD e também para download. Porém, as reações dos cinéfilos chineses ao assistir pela primeira vez o filme original nas telonas foram bem divertidas.

De acordo com relatos divulgados pelo britânico The Guardian, alguns espectadores elogiaram os efeitos especiais do blockbuster, mas alguns criticaram os atores "pouco atraentes" que estrelaram o longa. "Os efeitos visuais são incríveis para 1977, mas o desenho dos personagens é fraco, a atriz principal não é bonita, o ator principal não é bonito e as cenas de ação são como crianças brigando", disse o cinéfilo Xiaosi Buxiang ao site chinês Douban.

Outro espectador sugeriu que o filme deveria ser visto com uma "perspectiva comparativa". "Em 1977, os Estados Unidos já tinham uma criatividade e efeitos especiais de cinema impressionantes, enquanto a China tinha acabado de encerrar um período de revolução cultural e seu povo tinha acabado de sair de uma era escura".

Os filmes de Hollywood raramente foram exibidos no país na década de 1970, quando alguns filmes chineses produzidos foram sancionados para exibição pública. O número de telas para reproduzir as produções também era pequeno – até 2002 a China possuía 1.300 salas de cinema. Agora, existe pelo menos 10 vezes mais e o país está perto de ultrapassar os Estados Unidos como maior bilheteria do mundo até 2020.

Apesar de algumas críticas, os filmes de George Lucas se saíram bem diante dos espectadores chineses, recebendo uma pontuação 8,3 de 10 e mais de 35.000 comentários em um site. Essa exibição também está preparando os chineses para receber o esperado Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força, que tem estreia prevista para 17 de dezembro aqui no Brasil.