'Star Wars' estreava nos cinemas há 38 anos

Por Redação | 25 de Maio de 2015 às 08h52
photo_camera Divulgação

Em 25 de maio de 1977 chegava aos cinemas o filme que iria revolucionar a sétima arte, vencer inúmeros prêmios e dar início a uma das franquias mais populares e rentáveis de todos os tempos, em todas as artes. Era a estreia de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Roteirizado e dirigido por George Lucas, o criador da franquia, Star Wars emplacou a maior bilheteria de todos os tempos até em então, arrecadando mais de US$ 775 milhões. Em valores atualizados, a arrecadação do primeiro Star Wars representa mais de US$ 2,8 bilhões e só perde para E o Vento Levou (1939) e Avatar (2009) na lista dos filmes mais rentáveis de todos os tempos.

Hoje, 38 anos depois, Star Wars ainda movimenta milhões de dólares em produtos licenciados e, agora, sob os auspícios dos Estúdios Disney, a série se prepara para uma nova fase, com três novos filmes — e o primeiro capítulo da nova trilogia, chamado de Episódio VII: O Despertar da Força, estreia em 18 de dezembro deste ano.

Star Wars

Pôster de divulgação de Star Wars nos Estados Unidos. (Foto: Divulgação/Lucasfilm)

Um marco do cinema

Apontado como o melhor filme de ficção científica já feito até hoje, Star Wars IV: A Nova Esperança — ou apenas Star Wars — é um marco do cinema. O filme recebeu 10 indicações ao Oscar e levou seis para casa: edição, efeitos visuais, direção de arte, edição de som, mixagem e figurino.

O enorme sucesso do ponto de vista técnico na premiação mais importante do cinema hollywoodiano dá uma dica do potencial de Star Wars em influenciar o cinema de ação e de ficção científica feito depois de 1977.

Além disso, a obra de George Lucas marca o início da chamada Era dos Blockbusters, que é justamente o momento em que o cinema de Hollywood passa a dar cada vez mais enfoque em efeitos visuais, merchandising e grandes campanhas de marketing em torno de seus produtos.

Descrédito inicial e sucesso estrondoso

Apesar do estrondoso sucesso, o primeiro filme deveria ter sido filho único, pelo menos era assim que pensava o seu criador. Tanto é que o subtítulo — Episódio IV: A Nova Esperança — foi adicionado apenas quatro anos depois, em 1981, quando a continuação Episódio V: O Império Contra-Ataca, chegou ao cinema.

O início despretensioso da franquia de George Lucas tinha algum sentido: seu roteiro já havia sido rejeitado pela United Artists e também pela Universal Pictures. Sua terceira tentativa, porém, deu certo, e ele conseguiu financiamento dos estúdios da 20th Century Fox para criar aquilo que seria a sua obra-prima.

Star Wars

Outro cartaz do primeiro Star Wars. (Foto: Divulgação/Lucasfilm)

Legado e influência

O resultado final levou Lucas a dar sequência à empreitada — e que sequência. Desde então, mais cinco filmes já foram feitos e mais três estão a caminho. Do ponto de vista cinematográfico, Star Wars foi um sucesso por ser praticamente um definidor do gênero blockbuster.

Uma história aparentemente complexa, com personagens diversificados, guerras espaciais, conflitos de família e tudo mais, mas que conseguiu ser transmitida de forma simples e compreensível para basicamente qualquer espectador.

Outra influência pesada de Star Wars no mundo dos grandes filmes está justamente na questão da promoção da história, do cultivo daquele universo entre os fãs, colando a marca Star Wars na cultura pop mundial.

George Lucas soube aproveitar muito bem o sucesso de Guerra Nas Estrelas, explorando a saga comercialmente basicamente de todas as maneiras possíveis. Dezenas de jogos eletrônicos para as mais variadas plataformas, bonecos, chaveiros, camisetas, desenhos animados... Enfim, quase tudo o que se possa imaginar já levou a marca de Star Wars.

Além disso, Guerra Nas Estrelas é uma das maiores influências da cultura nerd em todo o planeta. Datas como o 4 de maio e o 25 de maio, conhecido como o Dia do Orgulho Nerd, são apenas dois exemplos de como os fãs gostam de homenagear a saga. Porém, a obra de George Lucas vai bem além das fronteiras nerdianas, cravando seu lugar na história como um dos maiores filmes de todos os tempos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.