Star Wars: Episódio VIII também será filmado em película

Por Redação | 12 de Junho de 2015 às 12h14
photo_camera The Verge

Houve um momento em que a saga Star Wars, quando ainda estava nas mãos de George Lucas, foi um baluarte da tecnologia no cinema. Apesar de não terem sido exatamente as primeiras produções a contarem com esse tipo de ideia, a nova trilogia foi uma das primeiras produções a serem filmadas em alta definição, com mais efeitos especiais do que elementos reais. Mas, na “nova trilogia”, será hora de voltar ao passado e aos velhos tempos da película.

O diretor Rian Johnson, que será o responsável por Star Wars: Episódio VIII, afirmou que sua produção será completamente gravada em filme, exatamente como antigamente. Ou nem tanto assim, já que segundo ele, a ideia original era prestar uma verdadeira homenagem aos velhos métodos filmando com rolos de 65mm. Isso, porém, não foi possível devido à logística envolvida no trabalho com rolos maiores, portanto, os mais tradicionais 35mm serão utilizados.

Isso não significa, claro, que métodos antigos de projeção deverão ser utilizados. A ideia de filmar com película tem a ver com uma melhor qualidade nas imagens e um aspecto diferenciado, que deve cair como uma luva no clima de “filme antigo” que permeia toda a produção dos novos filmes de Star Wars. Mais tarde, claro, os rolos serão convertidos para o formato digital.

Iniciativas como essa também caem como uma luva para empresas como a Kodak, uma das poucas fornecedoras de película ainda ativas no mundo. Na medida em que a fotografia digital e o mundo mobile tomam completamente o lugar dos filmes convencionais, a companhia voltou seu olhar para as empresas que, pouco a pouco, também estão abandonando essa prática, mas em um ritmo mais lento. A escolha do celuloide para um filme do porte de Star Wars, porém, dá um fôlego extremamente necessário à indústria.

Outros diretores que ainda são adeptos do formato físico, mesmo trabalhando com lançamentos digitais de seus filmes, são David Fincher, Paul Thomas Anderson e Quentin Tarantino. O cineasta responsável pelo clássico Pulp Fiction: Tempo de Violência, inclusive, quer usar até mesmo projetores de película nas estreias de seu próximo longa, Os Oito Odiados, que se passa logo depois da Guerra Civil americana.

Star Wars: Episódio VIII ainda não tem subtítulo, mas deve chegar aos cinemas de todo o mundo no dia 26 de março de 2017. A produção ainda não começou, mas, por outro lado, o sétimo filme da franquia, O Despertar da Força, está cada vez mais próximo de nós e será lançado no final deste ano.

Fonte: Collider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.