Peter Parker faz parte do universo da Marvel desde Homem de Ferro 2

Por Redação | 27.06.2017 às 12:08

Pergunta rápida: quando foi a primeira vez que Peter Parker apareceu dentro do Universo Cinematográfico da Marvel? Se você respondeu Capitão América: Guerra Civil, errou. Embora o filme tenha sido a primeira vez que o Homem-Aranha apareceu de fato dentro desse mundo, ao lado dos Vingadores, a verdade é que o seu alter-ego já tinha dado as caras antes. Ou melhor dizendo, é nisso que a Marvel quer que a gente acredite.

Em entrevista ao site ComicBook, o ator Tom Holland revelou que a primeira aparição de Peter Parker nos filmes do estúdio foi muito antes da briga entre Steve Rogers e Tony Stark. Segundo ele, o personagem apareceu quanto ainda era apenas um garotinho em Homem de Ferro 2. Sim, o herói já existe nesse universo há pelo menos sete anos.

De acordo com Holland, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, confirmou que a criança que Tony Stark salva no filme era mesmo Peter Parker. No caso, o garoto nem tem seu rosto revelado, já que ele aparece convenientemente usando uma máscara do Homem de Ferro quando acaba sendo livrado do perigo.

E, por mais safada que seja essa reviravolta, o ator diz gostar da solução e da ideia de que Parker faz parte desse mundo desde o início. Ainda que seja uma explicação bastante cretina, esse evento mostra o quanto ele sempre se encantou com os super-heróis desde que era bem pequeno até o ponto de se transformar em um.

Esse tipo de solução narrativa é bastante comum nos quadrinhos — os famigerados retcons. Basicamente, é voltar em produções já disponíveis para tentar encaixar eventos que justifiquem novos eventos. E a presença de Peter Parker em Homem de Ferro 2 é um caso clássico desse truque.

Só não sabemos se isso será explorado em Homem-Aranha: De Volta ao Lar ou se vai servir apenas como uma curiosidade para animar os fãs. É bem provável que seja apenas a segunda opção, já que ligar essa admiração à transformação no Amigão da Vizinhança poderia ser uma mudança um tanto quanto drástica na gênese do personagem — afinal, o senso de dever sempre veio de seu tio e não da paixão pelos Vingadores. Isso sem falar que uma mudança dessas daria ainda mais ênfase ao Homem de Ferro, cuja exposição exagerada já vem sendo muito criticada desde os primeiros trailers.

Assim, vamos torcer para que seja apenas mais um easter egg na coleção da Marvel e nada mais do que isso.

Via: ComicBook