Os 10 melhores filmes nerds de todos os tempos

Por Douglas Ciriaco

Eles já foram renegados, excluídos, sofreram bullying na escola e na faculdade, porém, finalmente, agora os nerds podem ser o que são quase em paz, sem sofrer violência nem preconceito da maioria das pessoas.

Mas nem só de percalços foi feita a jornada dos nerds até os dias de hoje. Este caminho foi trilhado sobre degraus espalhados por histórias em quadrinho, jogos eletrônicos e grandes obras do cinema.

Se você é um apreciador dos temas que orbitam a cultura nerd, independente de estereótipos, aqui vai uma lista com alguns dos principais “filmes nerds” já feitos até hoje. Obras fantásticas e de ficção científica, que misturam ação, drama e comédia e que merecem a sua atenção.

Confira:

1. Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Star Wars

Star Wars: o principal marco do cinema nerd. (Foto: Divulgação/20th Century Fox)

Se existe uma cultura nerd no mundo hoje, ela se deve especialmente a Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Conhecido originalmente apenas por Star Wars — ou Guerra nas Estrelas —, o filme chegou às telonas em 1977 e causou uma verdadeira revolução na forma de fazer filme.

Indicado como o pontapé inicial da era dos blockbusters, o primeiro Star Wars apresentou o universo criado e dirigido por George Lucas ao mundo e conquistou milhões de fãs. Tornou-se uma verdadeira referência dentro da cultura pop, tendo várias continuações e sendo representado em forma de desenho animado, estampas, bonecos, jogos eletrônicos e muito mais.

A influência e a importância de Guerra nas Estrelas para o mundo nerd é tamanho que o dia 25 de maio, data em que o filme estreou em 1977, é celebrado como o Dia do Orgulho Nerd.

2. Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)

Filmes nerds

Star Trek é uma das franquias mais prolíficas e celebradas do cinema e da TV. (Foto: Reprodução/Paramount Pictures)

Uma rixa antiga no mundo dos nerds divide os fãs entre quem gosta mais de Star Wars e quem é adepto de Star Trek — ou apenas Jornada nas Estrelas. O fato é que, apesar da “briga”, há milhões de fãs de ambas as franquias espalhados por todo o planeta. Isso porque Star Trek também tem um peso crucial na difusão da cultura nerd pelo mundo.

O primeiro filme da franquia, Jornada nas Estrelas: O Filme, é de 1979, foi dirigido por Robert Wise e conta com o mesmo elenco da série televisiva que foi ao ar entre os anos de 1966 e 1969. De lá para cá, já foram feitos mais 11 filmes e mais cinco seriados, além de publicações em forma de livros, quadrinhos e jogos eletrônicos.

Além disso, a série entregou ao mundo personagens icônicos, como Kirk e Spock, e frases que marcaram época, como “vida longa e próspera”. Interessados na cultura nerd não podem deixar de ver Star Wars, mas também precisam conferir o universo de Star Trek.

3. Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

Filmes nerds

Estrelado por Harrison Ford (foto), Blade Runner é um dos grandes filmes da história do cinema. (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)

A ficção científica caminha de mãos dadas com o mundo nerd e um dos principais filmes do gênero já feitos até hoje chama-se Blade Runner: O Caçador de Androides. Lançado em 1982, o filme é dirigido por Ridley Scott e foi baseado na obra literária de Philip K. Dick, um dos mestres da ficção científica.

Na telona, o espectador acompanha as desventuras de Deckard (Harrison Ford), um ex-caçador de androide que é obrigado a voltar à tona após um grupo destes replicantes ter se rebelado. A obra se saiu muito bem ao levantar certos questionamentos morais que envolvem o uso indiscriminado da inteligência artificial.

O filme não causou um grande impacto na época do seu lançamento, mas se tornou um verdadeiro clássico do gênero. Atualmente, conta com milhões de fãs e diversas versões do filme (corte original, corte do diretor etc.) já foram lançadas.

4. Os Caça-Fantasmas (1984)

Filmes nerds

Os Caça-Fantasmas é outro clássico dos anos 80. (Foto: Divulgação/Columbia Pictures)

Apesar de nem sempre ser associado a algo que ajudou a fortalecer a cultura nerd, Os Caça-Fantasmas não poderia ficar de fora desta lista. Isso porque o filme dirigido por Ivan Reitman e que chegou às telonas do mundo todo em 1984 é um dos grandes clássicos da comédia de ficção científica.

Além disso, o filme causou um grande impacto na cultura pop, elevando seus atores à condição de astros. Os personagens e logotipia do filme também ficaram marcados na história — você pode nunca ter assistido ao filme (ou viu apenas algumas partes durante a Sessão da Tarde), mas provavelmente reconhece aquela imagem do fantasma sob o símbolo de proibido.

E, indo além de tudo isso, não há como esquecer do doutor Egon Spengler (Harold Ramis), o típico sujeito nerd e que tem papel crucial na trama. É ele o responsável por criar os equipamentos do grupo de caçadores de fantasmas, além de ser a fonte de solução de vários problemas da equipe.

5. De Volta Para o Futuro (1985)

Filmes nerds

Doc Brown e Marty McFly conquistaram milhões de fãs pelo mundo. (Foto: Reprodução/Universal Pictures)

Dirigido por Robert Zemeckis, De Volta Para o Futuro estreou no cinema em 1985 e deu início a uma das mais celebradas franquias de ficção científica realizadas até hoje. Referência quando o assunto é misturar comédia com assuntos científicos, o filme consagrou personagens como Marty McFly (Michael J. Fox) e Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd).

No filme, o cientista transforma um carro em máquina do tempo e, com isso, viaja para o passado causando inúmeras confusões. Assim, conversas sobre ciência com pitadas de diversas teorias são esboçadas a todo instante. A obra é repleta de simbologias e causou grande influência não somente na cultura nerd, mas também em outra cultura popular: a do skate.

De Volta Para o Futuro ganhou duas continuações (afinal é uma trilogia), virou uma série de desenhos animados bem-sucedida, ganhou jogos eletrônicos e marcou a história do cinema. Até hoje, 30 anos após o início da franquia, ela continua rendendo e colecionando fãs.

6. Os Goonies (1985)

Filmes nerds

Os Goonies fez parte da infância de muita gente. (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)

A infância de muita gente foi marcada por Os Goonies, filme dirigido por Richard Donner e escrito por Steven Spielberg e Chris Columbus. Uma grande aventura infanto-juvenil e que causou — e ainda causa — forte impacto na cultura nerd ao redor do mundo, Os Goonies mostra um grupo composto de crianças e adolescentes em busca de um tesouro.

Passagens secretas subterrâneas, armadilhas e até mesmo uma criatura aparentemente assustadora, mas com um coração doce: tudo isso serviu para colocar Os Goonies como um dos grandes clássicos do cinema nos anos 80.

Além disso, o filme contou com a atuação de atores que se tornariam consagrados anos mais tarde, como Sean Astin (o hobbit Sam, da trilogia O Senhor dos Anéis), Josh Brolin (que atuou em filmes como Homens de Preto III e representa o supervilão Thanos no Universo Marvel Cinematográfico) e Joe Pantoliano (o Cypher, de Matrix).

7. Akira (1988)

Filmes nerds

Akira foi um clássico dos mangás e dos animes. (Foto: Reprodução/Toho)

A cultura nerd e o apreço por mangás e animes estão intimamente ligados, então nada mais justo do que incluir Akira nesta lista. A animação japonesa, dirigida por Katsuhiro Otomo, chegou ao cinema em 1988 e é baseada em uma série de mangás escrita pelo próprio diretor.

A mistura explosiva de cyberpunk, ação e ficção científica deu muito certo e vem conquistando fãs ao redor do mundo desde então. Repleta de referências filosóficas e de críticas sociais, Akira trata de um Japão distópico, dominado pela violência, e mostra a presença de poderosas crianças psíquicas.

Tanto o mangá quanto o anime merecem bastante atenção por parte de apreciadores das culturas geek e nerd ao redor do planeta. São diversas referências condensadas de maneira explosiva em um único lugar.

8. Matrix (1999)

Filmes nerds

Cena da pílula, uma das mais icônicas de Matrix. (Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures)

O final do século XX trouxe uma nova revolução para o cinema de ação. Em 1999, chegava às telonas Matrix, passo inicial de um universo criado e dirigido pelos irmãos Andy e Lana Wachowski. Contando com a produção de Joel Silver e a presença de grandes nomes no elenco, o filme marcou época e ganhou um lugar especial na cultura nerd.

Na obra, o hacker Neo (Keanu Reeves) descobre que sua realidade não passa de uma ilusão e então é libertado por um grupo de rebeldes especializado em liberar a mente das pessoas dessa realidade simulada, a Matrix. As referências filosóficas e religiosas da obra criaram um grande impacto na cultura pop mundial.

O sucesso foi tamanho que Matrix foi bem além da trilogia, ganhando histórias em quadrinhos, animações e jogos de videogame, tudo isso completando o universo iniciado na película.

9. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Filmes nerds

As aventuras de Frodo e companhia levaram milhões de pessoas ao cinema. (Foto: Divulgação/New Line Cinema)

Em 2001, chegava ao cinema uma das trilogias cinematográficas mais celebradas de todos os tempos. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel arrebatou milhares de dólares e prêmios, além de trazer inúmeros novos fãs para a cultura nerd e, mais especificamente falando, o “nicho” dos apreciadores de jogos de RPG.

Baseado na obra escrita pelo sul-africano J.R.R. Tolkien, o filme dirigido por Peter Jackson cravou personagens como Frodo Bolseiro, Légolas, Aragorn e Gimli no imaginário de pessoas em diferentes partes do planeta. Sem dúvida, um dos grandes marcos do “cinema nerd” de todos os tempos.

Além da trilogia de O Senhor dos Anéis, Peter Jackson transformou recentemente o romance infanto-juvenil O Hobbit em uma nova trilogia. O universo de Tolkien já foi revisitado inúmeras vezes em jogos eletrônicos e é adorado por fãs de várias idades.

10. Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

Filmes nerds

Adaptação da história de Scott Pilgrim fez muito sucesso entre o público nerd. (Foto: Reprodução/Universal Pictures)

Para fechar a lista, nada melhor do que Scott Pilgrim Contra o Mundo, a adaptação da história em quadrinho criada por Bryan Lee O'Malley. O filme, dirigido por Edgar Wright, mostra a jornada de Scott Pilgrim (Michael Cera) para vencer os ex-namorados de sua amada e, assim, poder ficar com ela em paz.

Tanto a HQ quanto o filme representam bastante dentro do espectro da cultura nerd mundial. A adaptação para o cinema recebeu ótimas avaliações da crítica especializada e também foi um catalisador do “nerdismo” no final da última década.

Misturando ação, comédia e até um bocadinho de romance, Scott Pilgrim Contra o Mundo está cheio de referências à cultura nerd e também é celebrado por isso. O filme consegue reproduzir de forma competente a estética dos quadrinhos, algo que o torna ainda mais valioso.

Lembrou de algum bom nome do cinema nerd que ficou de fora desta lista? Com certeza — foi difícil deixá-la enxuta, com apenas 10 nomes. Mas você pode ampliá-la deixando suas dicas de filmes nerds aqui embaixo, na caixa de comentários.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.