Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores filmes nerds de todos os tempos

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Maio de 2022 às 10h20

Link copiado!

Divulgação/Warner Bros, Lucasfilm
Divulgação/Warner Bros, Lucasfilm

Foi-se o tempo em que ser nerd era motivo de vergonha. A cultura pop abraçou com força as histórias em quadrinhos, a literatura fantástica, os videogames, a ficção científica e tudo aquilo que fazia a gente ser alvo de chacota quando criança na época de escola. Não por acaso, os melhores filmes nerds se tornaram clássicos reverenciados por todos e qualquer coisa que dialogue com esse público se torna um sucesso de bilheteria.

O maior reflexo disso é a explosão de filmes de super-heróis e as tentativas dos estúdios de criarem franquias cinematográficas baseadas em filmes, jogos e gibis que já faziam sucesso com esse grupo no passado. Todo mundo quer ter o seu próprio Star Wars ou ser o novo Harry Potter.

Ainda assim, a lista dessas obras é grande e pode ser que, mesmo você sendo um nerd raiz, um ou outro título tenha escapado do seu radar ao longo dos anos. Se for o caso, não tem problema: o Canaltech está aqui para lhe dar uma mão e trazer os melhores filmes nerds para você ver e rever.

Continua após a publicidade

10. Scott Pilgrim Contra o Mundo

Abrimos nossa lista com uma produção bastante recente, mas que faz um ótimo uso de tudo aquilo que representa a cultura nerd. Baseado em uma história em quadrinhos, Scott Pilgrim Contra o Mundo utiliza uma linguagem bem próxima da dos super-heróis para contar a história de um garoto sem muito traquejo social que precisa enfrentar a Liga dos Ex-Namorados do Mal de sua amada para, enfim, poder ficar com a mocinha no final. Para isso, ele traz um caminhão de referências a filmes, jogos e gibis.

Continua após a publicidade

Essas influências também estão presentes na estética do filme, o que deixa ele muito bonito de se assistir. Além disso, a direção de Edgar Wright deixa tudo muito dinâmico e os atores conseguem dar vida a esses personagens que são maravilhosamente cativantes. Não tem como não gostar.

Scott Pilgrim Contra o Mundo pode ser alugado ou comprado na Play Store e na Apple TV.

9. Harry Potter e a Ordem da Fênix

Continua após a publicidade

Para quem cresceu nos anos 2000, a saga Harry Potter foi um divisor de águas. Os livros se tornaram um fenômeno mundial e serviram para trazer milhões de pessoas para o mundo da fantasia — algo que, por muito tempo, foi um reduto apenas dos nerds. E com os filmes, o alcance da obra se tornou ainda maior.

Assim, por mais que todos os filmes da série representem bem essa virada na cultura, escolhemos o quinto longa para a nossa lista de melhores filmes nerds por ele ser o ponto da história em que o tom de toda a trama muda drasticamente. A Ordem da Fênix abandona o clima mais infantil e deixa tudo bem mais denso e pesado, o que mostra bem porque Harry Potter se tornou um clássico atemporal.

Harry Potter e a Ordem da Fênix está disponível na HBO Max.

Continua após a publicidade

8. Superman – O Filme

Se hoje a gente tem essa avalanche de filme de super-herói chegando aos cinemas a todo o instante é porque, lá atrás, alguém nos fez acreditar que o homem podia voar. Foi com Superman – O Filme, de 1978, que o cinema viu o potencial dos quadrinhos e traduziu isso muito bem na forma do maior herói de todos.

Seja você fã da Marvel ou da DC, é impossível não reverenciar o longa dirigido por Richard Donner e o Superman vivido pelo eterno Christopher Reeve. Se hoje temos os universos cinematográficos que movimentam bilhões de dólares a cada estreia, é tudo graças a esse filme aqui. E um clássico assim não envelhece jamais.

Continua após a publicidade

Superman – O Filme está no catálogo da HBO Max.

7. Blade Runner: O Caçador de Andróides

Continua após a publicidade

A ficção científica sempre foi um gênero no qual os nerds se sentiam em casa. A ideia de imaginar um futuro possível a partir de avanços tecnológicos e científicos é instigante e o clássico Blade Runner traduz isso muito bem. Inspirado no livro de Philip K. Dick, o filme de Ridley Scott teve um lançamento conturbado e não foi o sucesso esperado, mas o tempo provou a qualidade do longa e o colocou no panteão das grandes obras do cinemas.

Praticamente tudo aquilo que a gente pensa quando fala em futuro distópico passa, em alguma medida, por Blade Runner. A estética cyberpunk, a tecnologia que destruiu as relações humanas e o papel dos robôs na sociedade são apenas alguns dos elementos que o filme protagonizado por Harrison Ford apresentou para o grande público e que virou referência dali em diante.

Blade Runner pode ser assistido na HBO Max.

6. De Volta para o Futuro

Continua após a publicidade

Todo nerd que se preze gosta de histórias de viagem no tempo — isso é algo que nos encanta desde H.G. Wells, ainda no século XIX. E, por mais que vários filmes abordem a temática de diferentes formas, nenhum é tão memorável e querido quanto De Volta para o Futuro.

Com um clima aventuresco e despretensioso, as viagens de Marty McFly e Dr. Brown são uma delícia de acompanhar — e fizeram com que a máquina do tempo em forma de DeLorean se tornasse um dos grandes ícones do cinema. Isso sem falar da trilha sonora, em que bastam os primeiros acordes para você voltar a ser criança.

Continua após a publicidade

De Volta para o Futuro está nos catálogos do Prime Video e do Star+.

5. Akira

Nossa lista de melhores filmes nerd não estaria completa sem um anime. Só que não poderia ser qualquer animação, mas aquela que abriu as portas do mercado ocidental para o Japão e influenciou uma geração inteira graças à sua estética ousada que mistura tecnologia e seres poderosos.

Continua após a publicidade

Akira é um dos marcos da cultura pop por ser considerado revolucionário. Ele era superior a tudo o que era feito no mundo em termos técnicos na época e que trazia uma versão ainda mais pesada desse futuro cyberpunk em uma Tóquio devastada e tomada por gangues.

Akira está no catálogo da Netflix.

4. Matrix

Continua após a publicidade

Mas se o assunto é tecnologia e revolução estética, Matrix é o grande nome a ser lembrado. Ele não é só um dos melhores filmes nerds, mas um dos maiores marcos da história do cinema em geral, já que a história do hacker que descobre viver em uma simulação criada pelas máquinas é algo que influenciou não só a Sétima Arte, mas a própria sociedade pós-anos 2000.

O filme estabeleceu novos paradigmas visuais ao abusar dos efeitos especiais — por um bom tempo, era obrigatório o filme ter cenas de bullet time, por exemplo —, fez o sobretudo preto voltar à moda e foi responsável por colocar muita gente no mundo da programação. Só que, mais do que tudo isso, Matrix trouxe uma série de questionamentos filosóficos sobre a realidade e liberdade que o tornam um filme interessante de se assistir até hoje.

Matrix pode ser assistido pelos assinantes da HBO Max.

3. Star Trek: A Ira de Khan

Star Trek é uma franquia muito importante para a cultura nerd como um todo, tendo influenciado não só o nosso imaginário de viagens no espaço e contato com outras raças, mas também por ter inspirado várias tecnologias reais que temos em nosso dia a dia. Desde a série de TV aos filmes, remakes e novas versões, a tripulação da Enterprise é parte importante do mundo pop que temos hoje.

E, nos cinemas, a franquia brilhou mesmo foi com A Ira de Khan, o segundo filme protagonizado pelo Capitão Kirk e Spock e que trouxe o mais icônico dos vilões da série. O humano geneticamente modificado entrou na história em busca de vingança contra os protagonistas e serviu para mostrar que nem tudo era limpo e bonito no futuro utópico da série.

Star Trek: A Ira de Khan pode ser visto pelos assinantes do Telecine e Paramount+, além de estar na Pluto TV grátis.

2. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Não há como falar em fantasia sem passar por O Senhor dos Anéis. Os livros de J.R.R. Tolkien são clássicos eternos que serviram de base para tudo aquilo que a gente conhece do gênero, de RPG a filmes e quadrinhos. E tudo isso se tornou ainda mais mágico quando invadiu os cinemas pelas mãos de Peter Jackson.

A trilogia inteira é fantástica, encantando tanto pelo visual estonteante quanto pela história que jamais envelhece. Só que, dos três filmes, não há como esquecer do impacto de vermos a Terra-Média pela primeira vez em A Sociedade do Anel. Passear pelo Condado, conhecer as demais raças e ter o primeiro vislumbre do mal são experiências que provam porque Frodo, Gandalf e companhia merecem estar entre os melhores filmes nerds de todos os tempos.

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel está na HBO Max.

1. Star Wars: Uma Nova Esperança

E é claro que a lista de melhores filmes nerds de todos os tempos tinha que fechar com Star Wars, uma das franquias mais importantes do cinema até hoje. E, de todos os nove filmes lançados, o primeiro de todos é o mais emblemático, pois é ele que marca o início da saga dos Skywalkers e desse colosso que a série se tornaria com o tempo.

Uma Nova Esperança é tão emblemático que a sua data de estreia serviu de base para criar o Dia do Orgulho Nerd. Só isso já mostra o quanto o longa é significativo. Adicione à equação a paixão que milhões de pessoas têm ao universo criado por George Lucas e você vai concordar que o começo de tudo é algo mesmo a ser celebrado.

Star Wars: Uma Nova Esperança é exclusivo do Disney+.