Publicidade

Matrix Resurrections tem referência ao The Game Awards; entenda

Por| Editado por Bruna Penilhas | 27 de Dezembro de 2021 às 17h58

Link copiado!

Warner Bros.
Warner Bros.

Quem acompanha o mercado de games com atenção deve ter se surpreendido quando, em uma das cenas de Matrix Resurrections, Neo, interpretado por Keanu Reeves é o portador de nada menos que um The Game Awards. A estatueta da premiação aparece em uma festa, enquanto ele ainda parece se sentir meio inadequado com o sucesso e a própria popularidade.

A participação especial foi revelada no Twitter por Geoff Keighley, criador da cerimônia que, há algumas semanas, premiou It Takes Two como o melhor jogo de 2021. Na rede social, ele agradeceu à cineasta Lana Wachowski e disse se sentir honrado pela aparição do troféu de sua premiação no longa, uma colaboração que ele disse ter mantido como segredo por um bom tempo.

Atenção: a partir daqui, o texto conterá spoilers da trama de Matrix Resurrections.

Continua após a publicidade

No filme, o prêmio é dado a Neo, ou melhor, Thomas Anderson, por seu trabalho no primeiro jogo da série The Matrix. O título fictício foi lançado em 1999, mesmo ano em que o longa correspondente chegou às telonas — nas redes sociais, houve até quem brincasse que a premiação daquele ano foi um roubo, já que o título teria levado a honraria no lugar de nomes como Quake III Arena e The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

A aparição também dialoga com a própria metalinguagem de Matrix Resurrections. No novo longa, os filmes originais seriam como uma trilogia de games, com o quarto em desenvolvimento depois de um longo tempo e contra a vontade de seu criador. Mais ou menos o que aconteceu com a própria criadora Lilly Wachowski, que declarou publicamente precisar de um tempo das grandes produções e focar em coisas novas; motivo pelo qual o quarto filme tem o envolvimento apenas da irmã, Lana, como roteirista e diretora.

Continua após a publicidade

O novo longa estreou no Brasil em 22 de dezembro; enquanto, por aqui, é exclusivo dos cinemas, a produção também foi lançada no exterior de forma simultânea na plataforma HBO Max. Em resenha no Canaltech, o longa foi criticado por não carregar a mesma força e simbolismo dos originais, quase que como em uma caricatura de si mesmo, da mesma forma que brinca com o fato de ser uma grande franquia, na mão de um estúdio, e uma obra que recebeu diferentes interpretações enquanto seria um mero produto de entretenimento.

Além de Reeves, estão no elenco Carrie-Anne Moss (Jessica Jones) e os estreantes de franquia Yahya Abdul-Mateen II (Watchmen), Jessica Henwick (Amor e Monstros), Jonathan Groff (Mindhunter) e Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother). Como dito, a direção é de Lana Wachowski, que também assina o roteiro e é uma das criadoras de toda a série, ao lado da irmã, Lana.