Kenny Baker, o eterno R2-D2, morre aos 81 anos

Por Redação | 13 de Agosto de 2016 às 14h23
photo_camera divulgação

O ator inglês Kenny Baker, famoso por interpretar o icônico robô R2-D2, da série Star Wars, faleceu neste sábado, aos 81 anos de idade.

Baker conquistou o papel do diminuto robô companheiro de Luke Skywalker em Star Wars e também o contraponto ao robô C3PO, devido à sua pequena estatura: Baker media apenas 1 metro e 12 centímetros.

"Eu consegui o papel na hora", afirmava o ator à imprensa. Ele aguentou condições extremas para interpretar o robôzinho, como altas temperaturas. Mesmo assim, ele retornou ao papel nas duas continuações da trilogia clássica, O Império Contra Ataca e O Retorno de Jedi, assim como nos episódios I, II e III, filmados por George Lucas no final dos anos 90 e início dos 2000. No último filme da saga lançado, O Despertar da Força, Baker foi listado nos créditos como "consultor de R2-D2".

Baker começou sua carreira de ator aos 16 anos de idade, participando em filmes como O Homem Elefante, Os Goonies, entre outros. Segundo a família do ator, nos últimos anos ele passava por sérios problemas de saúde, embora não foram dados mais detalhes.

A filha do ator, Abigail Baker, falou ao Guardian sobre o falecimento do pai e sobre a sua vida e trabalho: "Ele teve uma vida longa e cheia. Ele trouxe muita alegria para as pessoas e celebraremos o fato que ele foi muito amado ao redor do mundo. Estamos todos muito orgulhosos do que ele realizou em vida", declarou.

Fonte: The Guardian.