Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HBO anuncia documentário sobre a indústria por trás da "epidemia" de opioides

Por| 23 de Fevereiro de 2021 às 12h50

Link copiado!

hbo
hbo

A HBO anunciou o lançamento de The Crime of the Century, o documentário que denuncia a indústria bilionária por trás da superprodução, distribuição imprudente e o abuso de opioides sintéticos. A produção será dividida em duas partes, chegando ao canal fechado e ao streaming da HBO GO em maio.

Dirigido por Alex Gibney, que ganhou o Oscar de melhor documentário de longa-metragem para Taxi to the Dark Side em 2008, o projeto explora a origem, dimensão e as consequências de uma das maiores tragédias da saúde pública atualmente. O abuso de opioides sintéticos já causou meio milhão de mortes por overdose apenas nesse século e, de acordo com The Crime of the Century, essa crise epidêmica nos Estados Unidos é um problema de procedência identificada e que infelizmente está longe de acabar.

Continua após a publicidade

Contando com vazamentos de documentos, informações sigilosas, entrevistas exclusivas e acesso aos bastidores da investigação, o documentário aponta que as fabricantes da indústria farmacêutica são, na verdade, as grandes responsáveis por essa crise que atualmente envolve bilhões de dólares e, infelizmente, dano a milhares de vidas. A produção ainda conta com opiniões de especialistas da medicina e depoimentos de jornalistas, funcionários do Estado, advogados e representantes de laboratórios e, é claro, vítimas da dependência de opioides.

Enquanto a primeira parte de The Crime of the Century contextualizará a crise epidêmica com depoimentos de especialistas, representantes de vendas, médicos e até familiares de vítimas, a segunda parte destacará o interesse capital da indústria na dependência da população com essas substâncias. Denunciando o laboratório Insys Therapeutics, por exemplo, que fabricava a droga e continuava subornando médicos para prescreverem mais doses, vídeos e materiais promocionais são revelados para desmascarar o descaso dos profissionais com as vítimas.

Continua após a publicidade

A primeira parte do documentário chega ao canal da HBO em maio, sem data definida. O lançamento ocorrerá simultaneamente no streaming HBO GO.