Guardiões da Galáxia 2 será o primeiro longa filmado em resolução 8K

Por Redação | 13 de Janeiro de 2016 às 09h14
photo_camera Reprodução

As TVs com resolução 8K (7.680 x 4.320 pixels) ainda são um sonho distante para a maioria dos usuários - afinal, esses aparelhos são caríssimos e não possuem conteúdos que suportem tantos pixels. Mas a tecnologia, que ainda dá seus primeiros passos nos programas televisivos, já tem data para fazer sua estreia nas telonas: 5 de maio de 2017, dia do lançamento de Guardiões da Galáxia 2, o primeiro filme rodado nesse padrão.

De acordo com James Gunn, diretor do longa, será usada a câmera 8K Weapon Vista Vision de 35mm, da RED. O equipamento pode filmar em resoluções de 6K, 5K, 4K e os já citados 8K, além de capturar imagens com até 75 quadros por segundo (fps) na resolução mais alta e 150 fps em 4K.

Em sua página no Facebook, Gunn explicou os motivos que o levaram a filmar usando uma câmera tão potente. Segundo o diretor, "é muito mais fácil incorporar grandes quantidades de efeitos digitais e visuais", como uma árvore falante e um guaxinim – todos feitos por meio de computação gráfica. Além disso, ele afirma que a câmera garante "uma das maneiras mais práticas para capturar a performance dos atores por meio de tomadas longas, mais e mais – às vezes até por uma hora –, muito mais do que o típico rolo de 11 minutos".

Para os espectadores, a diferença da tecnologia 8K para resoluções inferiores deve ser mais sentida em salas de cinema com formatos premium, como o IMAX. Também é preciso levar em consideração o processo de conversão e a qualidade de projeção usados por cada cinema, uma vez que o formato da tela pode variar.

Guardiões da Galáxia 2 continua a saga de Peter Quill (Chris Pratt). A trama ainda não teve muitos detalhes revelados, mas Gunn confirmou que o roteiro não será inteiramente baseado nas histórias em quadrinhos. Acredita-se que a história será centrada na busca de Peter por seu pai, um ser antigo e poderoso cuja identidade permanece em segredo. O primeiro Guardiões da Galáxia arrecadou mais de US$ 773 milhões mundialmente, tornando a aventura espacial da Marvel no maior longa-metragem de super-herói de 2014.

Fontes: James Gunn (Twitter, Facebook)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.