Fãs pedem fim de site após críticas negativas de Esquadrão Suicida

Por Redação | 03.08.2016 às 18:02
photo_camera Divulgação

Os filmes de herói continuam de vento em popa no mundo de Hollywood e, neste ano, dois deles em especial geraram bastante expectativa para os fãs: Batman vs Superman – A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida. Inseridos no mesmo Universo Estendido no cinema, os dois longas eram as primeiras tentativas da DC (que pertence a Warner) de repetir o sucesso da rival Marvel (que é da Disney) com o seu bem-sucedido universo cinematográfico.

É fato que Batman vs Superman não agradou muita gente, o que até aumentou a expectativa em torno de Esquadrão Suicida, Porém, o longa também não vem agradando os críticos — confira aqui a nossa opinião sobre o filme. Prova disso é que o agregador de críticas Rotten Tomatoes marca apenas 32% de aprovação para o filme, com uma nota média de 4,9 (de 10) baseado em 87 críticas. Entre os principais críticos levados em conta pela página, o desempenho do filme dirigido por David Ayer é ainda pior: 25% de aprovação e nota 4,7.

E, por incrível que pareça, um grupo de fãs da DC lançou um abaixo-assinado online pedindo o fim do Rotten Tomatoes. Segundo a página da ação criada por Abdullah Coldwater, os apoiadores pedem que o agregador de críticas seja encerrado “porque os seus críticos sempre realizam análises negativas injustas dos filmes do Universo Estendido da DC”. Ainda de acordo com o autor do abaixo-assinado, tal prática afeta a opinião das pessoas “mesmo que estes sejam ótimos filmes”.

Até agora, a petição online já conseguiu reunir cerca de 14 mil assinaturas — a meta inicial é de reunir pelo menos 15 mil pessoas que partilhem da mesma opinião. O mais curioso aqui é justamente o fato de que o Rotten Tomatoes não gera, por si só, qualquer avaliação sobre uma obra; ele apenas seleciona várias críticas e faz uma nota média a partir delas.

Alguns críticos da plataforma a acusam de ser tendenciosa ao transformar em nota resenhas que não usam este tipo de medida para avaliar um filme. Por exemplo, enquanto um site dá nota 8 para um filme, o outro apenas escreve positivamente sobre ele — neste caso, o Rotten Tomatoes gera uma nota numérica a partir da avaliação escrita.

De qualquer forma, se você é fã da DC e quer contribuir para que a plataforma não reúna mais as críticas negativas feitas aos filmes dos heróis da editora, clique aqui para ir até a página da petição.