Estreias de outubro nos cinemas: Perdido em Marte é o principal destaque do mês

Por Sérgio Oliveira | 30.09.2015 às 10:38

Confirmando as suspeitas do mês de setembro, outubro chega fraco quando se fala em filmes de terror para assustar os amantes da sétima arte. Tido como o mês do terror pelas festividades de Halloween, o mês está mais para uma gangorra por ter suas duas primeiras semanas recheadas de blockbusters e terminar seus dias com filmes um tanto quanto duvidosos.

Para ilustrar melhor, temos, por exemplo, o promissor Perdido em Marte, que traz Matt Damon na pele de um astronauta "esquecido" em Marte e que tenta sobreviver usando sua criatividade e inteligência até que alguém chegue no planeta vermelho ao seu resgate. Outro título que promete levar bastante público para as salas de projeção é o nacional Vai que Cola - O Filme, baseado no seriado do canal Multishow que traz Paulo Gustavo no papel do golpista Valdomiro. Pelo histórico de filmes do ator, é quase certo que esse também renderá boas gargalhadas.

A segunda semana chega com ainda mais força, já que traz consigo uma releitura da história clássica de Peter Pan, o garoto que nunca cresce na Terra do Nunca. Outro filme que vem sendo bastante propagandeado é American Ultra, que conta uma história sem pé e sem cabeça à lá Zumbilândia com Jesse Eisenberg e Kristen Stewart liderando o elenco. Por fim, A Travessia se vale da história real do artista francês Philippe Petit para mostrar como ele conseguiu fazer uma travessia ilegal entre as duas torres do World Trade Center na década de 1970.

A terceira semana começa a mostrar sinais de desaceleração, com apenas dois títulos que realmente merecem ser destacados. O primeiro deles é Sr. Holmes, que põe o excelente Ian McKellen para interpretar um já idoso Sherlock Holmes lutando contra sua mente cansada e a ausência do seu eterno ajudante Watson. Outro título bastante interessante é Beasts of no Nation, um original da Netflix cuja estreia estava planejada para ocorrer simultaneamente em salas de exibição de todo o mundo e no serviço de streaming mais popular do planeta. Depois de várias brigas, decidiu-se que o filme que mostra como o garoto Agu se tornou uma criança-soldado na Guerra Civil de um país africano seria lançado apenas online.

O maior destaque da penúltima semana de outubro é o nacional S.O.S. Mulheres ao Mar 2, que busca repetir o sucesso do seu predecessor. O original levou mais de 1 milhão de pessoas aos cinemas e agora a dúvida que fica é se a fórmula ainda funciona. Quem também aparecerá nesses 7 dias é Atividade Paranormal 5 - Dimensão Fantasma, que até poderia ser o mais forte candidato a melhor filme de terror do mês não fosse a fórmula batida e já saturada do longa - que inclusive será o último da franquia.

Para fechar o mês, os últimos sete dias estão bem mornos e trazem como maior destaque o longa Os 33, que conta a história dos mineiros chilenos que ficaram soterrados por 69 dias depois de um desabamento em San José. O título tem Rodrigo Santoro no elenco e talvez seja o que mais chamará a atenção do público no final do mês.

Apesar dos altos e baixos, o que não vai faltar são bons filmes dos mais diversos gêneros para curtir sozinho ou acompanhado em outubro. Então, reserve um dinheiro extra, marque na agenda os títulos que você mais curtiu e prepare a pipoca para curtir tudo isso nos próximos 30 dias.

Semana de 01/10 a 07/10

Perdido em Marte

O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é uma das primeiras pessoas a caminhar em Marte. Entretanto, devido a complicações causadas por tempestades de poeira, ele é deixado para trás por sua tripulação e pode se tornar a primeira pessoa a morrer no planeta. Com poucos suprimentos, Mark precisará usar sua criatividade e inteligência para permanecer vivo e superar todas as possibilidades e probabilidades contra ele.

Vai que Cola - O Filme

Valdomiro (Paulo Gustavo) perde todo seu dinheiro ao se envolver em um golpe na empresa da qual era sócio. Para fugir da polícia, ele se muda para a pensão da Dona Jô (Catarina Abdalla), no subúrbio do Rio de Janeiro, onde passa os dias reclamando da nova realidade e sonhando com sua antiga vida de luxo. Um dia, quando um ex-sócio aparece com um plano para recuperar sua cobertura de frente para o mar, Valdomiro acha que suas preces foram atendidas, mas ele não esperava ter que levar toda a turma do subúrbio com ele.

O Preço da Fama

O cineasta Charles Chaplin morreu em 25 de dezembro de 1977 e o corpo foi enterrado no cemitério de Corsier sur-Vevey, na Suíça. No ano seguinte, dois amigos decidem roubar o corpo do astro do cinema mudo para tentar extorquir a família de Chaplin e conseguir o dinheiro do resgate. Embora seja uma comédia, o filme é baseado em fatos reais e conta com participação da neta de Chaplin, Dolores Chaplin.

A Possessão do Mal

O cineasta Michael King (Shane Johnson) está de luto após a morte da esposa. Ele não acredita em lendas, Deus e muito menos no Diabo, mas está decidido a entender melhor o mundo divino e sobrenatural recorrendo a cartomancia e à necromancia. Seu objetivo é registrar tudo para a realização de um documentário e provar se tudo o que não acredita é mesmo inexistente.

O Clube

Quatro homens escondem seus pecados do passado quando eram padres e querem que essa situação permaneça, se isolando numa região praiana do Chile. Eles são vigiados por uma freira e a aparente calmaria do clube acaba quando chega um novo padre, que rememora as lembranças perturbadoras de cada um.

Outras estreias

  • Os Árabes Também Dançam

Semana de 08/10 a 14/10

Peter Pan

A aventura apresenta uma nova versão da história clássica do órfão (Levi Miller) que é levado ao mundo mágico da Terra do Nunca. Lá, ele encontra diversão e também muitos perigos. Nessa jornada, o garoto também descobre seu destino, o de ser o herói Peter Pan, unindo forças com James Gancho (Garrett Hedlund), que mais tarde se torna o grande vilão Capitão Gancho.

American Ultra: Armados e Alucinados

O drogado e frustrado Mike (Jesse Eisenberg) e sua namorada Phoebe (Kristen Stewart) levam uma vida tranquila até que ele se torna alvo de uma operação do governo, que planeja matá-lo. Para ajudá-lo na fuga, entra em cena a chefe dessa operação (Connie Britton), que foi enganada e fica furiosa ao saber que seu protegido está em perigo.

A Travessia

No dia 7 de agosto de 1974, o mundo conheceu Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), que, juntamente com um grupo de recrutas improváveis, ousou fazer o que muitos consideravam impossível: uma travessia ilegal por meio de um cabo de aço no imenso vazio entre as torres do World Trade Center, em Nova Iorque. O filme é baseado em fatos reais.

Horas Decisivas

Em 1952, uma tempestade atinge dois navios petroleiros. As tripulações das duas embarcações ficam à mercê e travam uma luta desesperada pela vida em meio à fúria da natureza na imensidão do Oceano Atlântico.

Horas de Desespero

O executivo Jack Dwyer (Owen Wilson), sua esposa Annie (Lake Bell) e as duas filhas estão de mudança para a Ásia por causa do emprego dele. Contudo, ao chegarem ao seu destino, eles são pegos em meio a um golpe de estado e não têm acesso a nenhum meio de comunicação, que estão suspensos. Desesperada, a família tenta escapar de mercenários, que estão executando todos os estrangeiros. Por sorte, ela conta com a ajuda de um homem (Pierce Brosnan) que conhece bem o país e o risco que todos estão correndo.

Outras estreias

  • Bata Antes de Entrar
  • Respire
  • No Retrovisor
  • Eu Estava Justamente Pensando em Você
  • Viver é Fácil com os Olhos Fechados
  • Lulu, Nua e Crua

Semana de 15/10 a 21/10

A Colina Escarlate

Na virada do século 19, uma casa muito antiga e sombria ganha vida com os fantasmas que abriga. Todos que entram na propriedade se sentem sufocados e precisam enfrentar as assombrações para sair dela. Ao mesmo tempo, uma escritora (Mia Wasikowska) descobre evidências perturbadoras sobre o seu marido e percebe que ele não é quem parece ser.

Sr. Holmes

O famoso detetive Sherlock Holmes (Ian McKellen) enfrenta o caso mais difícil de sua vida, o que ele não conseguiu solucionar há 50 anos. Já idoso, suas habilidades mentais não são mais as mesmas e seu velho companheiro, John Watson, não está mais vivo para ajudá-lo nessa tarefa.

Operações Especiais

Na cidade fictícia de São Judas do Livramento, a população está chocada com o assassinato de duas crianças. Preocupada com a violência crescente no lugar, o governo recruta o delegado mais ficha limpa da corporação para executar uma força-tarefa. No começo, o trabalho até que dá resultado com a aplicação de leis rígidas, mas o povo começa a desaprovar a forma como a polícia age.

Música, Amigos e Festa

O jovem Cole Carter (Zac Efron) é um DJ em busca da fama e dinheiro na cidade dos sonhos, Los Angeles. Ele e mais três amigos começam a animar festinhas de endinheirados, atraindo a atenção de belas mulheres e de um empresário que sugere a Cole transformar seu hobby em trabalho. Os dois se tornam amigos, mas tudo se complica quando o DJ se apaixona pela namorada do empresário, Sophie (Emily Ratajkowski).

Dois Homens Contra uma Cidade

Numa cidadezinha do Novo México, William Garnet (Forest Whitaker) acaba de ser solto da prisão após cumprir 18 anos de pena. Agora ele pretende retomar sua vida com a fé no islamismo e uma nova namorada. O problema é que William precisa se manter na linha para não enfrentar possíveis problemas, o que se revela um problema com o retorno de Bill Agati (Harvey Keitel), ex-parceiro do policial que Will matou e que vive importunando o ex-prisioneiro. Além disso, um antigo comparsa insiste em retomar a parceria de crimes.

Beasts of no Nation

Pensado inicialmente para estrear simultaneamente nos cinemas e na Netflix, Beasts of no Nation conta a história do menino Agu (Abraham Attah), que perde sua família durante a Guerra Civil num país africano. Com isso, ele tem que enfrentar os perigos das ruas até conhecer o Comandante (Idris Elba), que o transforma numa criança-soldado pronta para matar. Devido à quebra da chamada "janela de lançamento", o filme será lançado exclusivamente na Netflix.

Outras estreias

  • Parceiras Eternas
  • Capital Humano
  • Um Amor a Cada Esquina
  • Amor, Drogas e Nova York

Semana de 22/10 a 28/10

Atividade Paranormal 5 - Dimensão Fantasma

Ao se mudar para uma nova casa com sua família, Ryan Fleege (Chris J. Murray) encontra várias fitas de vídeo com conteúdo assustador no porão da residência. Procurando mais, ele descobre uma antiga câmera que é capaz de registrar coisas do além e sua família acaba perdendo completamente a paz.

Goosebumps: Monstro e Arrepios

O adolescente Zach Cooper (Dylan Minnette) e sua família se mudam para uma cidade do interior. Na vizinhança, ele logo faz amizade com Hannah (Odeya Rush), filha do misterioso escritor R. L. Stine (Jack Black). O que Zach não sabia era que os monstros criados pelo autor são, na verdade, reais.

Sicario: Terra de Ninguém

A violência crescente na fronteira dos Estados Unidos e México faz a CIA montar uma força-tarefa que conta com vários agentes, entre eles uma policial (Emily Blunt) e um mercenário (Benicio Del Toro). A equipe tem a missão de rastrear as ações de um traficante de drogas e depois capturá-lo.

Ponte de Espiões

Durante a Guerra Fria (1945 - 1989), o advogado de créditos de seguros do Brooklyn James Donovan (Tom Hanks) é recrutado pela CIA para negociar a libertação do piloto Francis Gary Powers, cujo avião espião U-2 foi abatido pelo governo soviético. A história do longa é baseada em uma história real.

S.O.S. Mulheres ao Mar 2

Depois de Adriana (Giovanna Antonelli) partir num cruzeiro para vigiar o ex-marido, ela viaja para um parque de diversões em Orlando. Se antes Adriana buscava a felicidade, agora o que ela mais quer é resgatar a juventude que deixou de lado para se firmar na carreira e nas relações pessoais.

Outras estreias

  • Ooops! Noah is Gone...
  • 45 Anos
  • Momentum

Semana de 29/10 a 04/11

O Último Caçador de Bruxas

Em Nova Iorque, o caçador Kaulder (Vin Diesel) é forçado a unir forças com sua inimiga, a bruxa Chloe (Rose Leslie), tudo para evitar que a Rainha das Bruxas (Julie Engelbrecht) tome posse de uma poderosa relíquia e lance uma praga capaz de destruir a humanidade.

Os 33

No ano de 2010, 33 mineiros ficam presos depois do desabamento da mina de San José, no Chile. Nos primeiros 17 dias, eles ficam incomunicáveis com o mundo exterior para o desespero dos familiares. Faminto, o grupo divide alguns pacotes de bolacha e latas de atum até conseguirem dar indícios de que estão vivos. No total, eles passaram 69 dias embaixo da terra. Filme baseado em fatos reais narrados no livro Deep Down Dark.

Grace de Mônaco

A cinebiografia acompanha Grace Kelly (Nicole Kidman), atriz que abandonou a carreira para se casar com o Príncipe Rainier III (Tim Roth). Os dois não vivem seus dias mais felizes e tudo piora quando o diretor Alfred Hitchcock (Roger Ashton-Griffiths) lhe oferece um papel em novo suspense, Marnie: Confissões de uma Ladra, para descontentamento do marido, que passa por uma crise diplomática com o presidente da França, Charles de Gaulle, que exige do principado o pagamento de impostos.

Betinho - A Esperança Equilibrista

O documentário conta a trajetória de vida do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Altamente engajado, Betinho ganhou destaque nos noticiários ao enfrentar a ditadura militar e mobilizar milhões de brasileiros em campanhas contra a AIDS e a fome. Em 1997, Betinho morreu por complicações da AIDS, que ele adquiriu após fazer uma transfusão de sangue por sofrer de hemofilia. Deixou seu nome marcado na história do Brasil por sua incansável busca pela esperança.

Outras estreias

  • 31
  • O Homem da Lua
  • Straight Outta Compton - A História do N.W.A.
  • Collide
  • Espírito de Lobo
  • Dheepan - O Refúgio
  • Garota Sombria Caminha pela Noite
  • O Fio de Ariane

Vale lembrar que as datas de estreia são definidas pelas distribuidoras, mas a exibição depende das salas de cinema. Consulte a programação do cinema mais próximo de você para se certificar que o filme está em cartaz.