Publicidade

Escândalo Panama Papers será adaptado para o cinema

Por| 07 de Julho de 2016 às 21h56

Link copiado!

Escândalo Panama Papers será adaptado para o cinema
Escândalo Panama Papers será adaptado para o cinema

O caso Panama Papers gerou grande impacto na mídia internacional, embora aqui no Brasil tenha recebido menos atenção por ter estourado durante a crise política e o processo de impeachment. Aproveitando a atualidade do tema, o diretor americano Steven Soderbergh (Che, Onze Homens e um Segredo, Erin Brockovich) já tem em seus planos produzir uma adaptação do escândalo do vazamento de 11 milhões de documentos sobre as pessoas mais ricas e poderosas do mundo que esconderam suas fortunas em paraísos fiscais.

O roteiro, assinado por Scott Z. Burns, será baseado no livro que está para ser lançado pelo jornalista vencedor do Pullitzer Jake Bernstein, Secrecy World. A Grey Matter Productions já comprou os direitos de adaptação do livro e vai trabalhar em conjunto com Soderbergh, Burns e Michael Sugar na produção do longa. Sugar participou de Spotlight, que recebeu o Oscar de melhor filme em 2016 e também explora os meandros do jornalismo investigativo.

Com produções que transitam entre ação e comédia, Soderbergh pode dar um tom mais leve ao escândalo Panama Papers.

Continua após a publicidade

Apesar de não serem algo totalmente novo, filmes baseados em eventos reais em nível global pouco tempo depois que acontecem, especialmente escândalos e desastres, estão se popularizando. Veja os exemplos na tabela abaixo:

FilmeAno de produçãoEventoAno do evento
Patriots Day2016Atentado durante maratona em Boston2013
Horizonte Profundo2016Vazamento de óleo no Golfo do México2010
Snowden2016Vazamento de informçãoes por Edward Snowden2013
A Grande Aposta2015Crise financeira nos EUA2005-2007
Os 332015Desastre de mineradores no Chile2010
A Hora Mais Escura2012Morte de Osama Bin Laden2011
A Rede Social2010Criação do Facebook2003

A principal diferença dos filmes atuais para os mais antigos é que os últimos costumavam levar anos ou décadas para serem produzidos, talvez para ter mais tempo de reflexão e bibliografia a respeito do ocorrido. Atualmente, a dinamicidade dos fatos auxilia na produção rápida dos filmes, fazendo com que não seja apenas entretenimento "ficionalizante" de um assunto sério, mas uma forma de registrar e de criar materiais que sustentem estudos de gerações futuras. Há que se considerar ainda que a aceitação do público é variável e relativa. Enquanto uma parcela se interessa por filmes que resgatam acontecimentos mais antigos, outra tem preferência por temas da atualidade.

A era da informação, a internet e as redes sociais certamente têm um peso nisso. Eventos globais, como desastres, crises, atentados, são parte do dia-a-dia de todos. Não é mais necessário sentar para ler um jornal ou assistir a um notciário para se inteirar. Basta ter um celular para saber de algo, mesmo que seja por um post de amigo.

Continua após a publicidade

Se é a arte que imita a vida ou o contrário, não sabemos. Fazer um filme sobre o Panama Papers pode ser interessante agora, ainda mais para quem não acompanhou o desenrolar do processo, mas talvez daqui duas décadas já não seja mais tão relevante. Steven Soderbergh se mostrou competente e inovador em filmes de entretenimento e é bem possível que a adaptação seja um sucesso em Hollywood.

Fonte Quartz, Deadline