Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Epidemia do coronavírus leva a surto de pirataria do filme Contágio

Por| 10 de Março de 2020 às 13h17

Link copiado!

Epidemia do coronavírus leva a surto de pirataria do filme Contágio
Epidemia do coronavírus leva a surto de pirataria do filme Contágio

A busca por informação sobre o novo coronavírus passa também pelo entretenimento e levou a um grande aumento no número de downloads do filme Contágio, de 2011. De acordo com pesquisa realizada pelo site The Verge e pelo serviço I Know What You Download, a procura pelo longa em sites de torrent aumentou mais de 12.500% desde janeiro, fazendo com que o longa acumulasse dezenas de milhares de download rapidamente, na medida em que o SARS-CoV-2 se espalhava.

No início de janeiro, o longa de Steven Soberbergh acumulava cerca de 200 downloads por dia. Ao final do mês, esse total já era de 9.369, sendo que, em 1º de fevereiro, chegou a 25 mil cópias baixadas ilegalmente pelos diferentes serviços de torrent. Os dados não são precisos, mas mostram um claro interesse pelo filme, que traz um enredo semelhante ao real, protagonizado pelo coronavírus.

Os dados de download também estão de acordo com os gráficos do Google Trends, serviço da gigante das buscas que mostra o interesse em determinados termos de acordo com as pesquisas realizadas. Dá para ver um pico de interesse sobre Contágio a partir do dia 24 de janeiro, com uma curva errática que vai se modificando na medida em que o surto do SARS-CoV-2 se espalha pelo mundo.

Continua após a publicidade

As localizações também acompanham o andamento do surto pelo mundo. A Coreia do Sul, um dos primeiros países a serem atingidos pela epidemia depois da China, contribuiu com 22% do total de downloads de Contágio registrados no início de fevereiro, com os EUA aparecendo em segundo lugar, mas com apenas 6%.

No início de março, uma inversão de papéis. Enquanto a Coreia do Norte passou a contribuir com 9%, os Estados Unidos assumiram o topo, com 10%, um ranking completado pelo Reino Unido, com 4%. Aqui, vemos os sinais de uma contaminação globalizada, com diferentes países do mundo preocupados de forma simultânea com o novo coronavírus.

Continua após a publicidade

O vírus de Contágio mata em poucos dias, ao contrário do coronavírus, e o filme de 2011 acompanha sua epidemia pelo mundo a partir da visão de diversos personagens, desde pessoas comuns até médicos e especialistas envolvidos no controle da contaminação. No Brasil, o longa está disponível legamente no HBO Go.

De acordo com os dados mais recentes, são 115,8 mil casos confirmados do novo coronavírus em todo o mundo, com um total de 4.087 mortos. O último balanço do Ministério da Saúde confirma 25 casos no Brasil, em seis estados, sendo que a maioria, 16, está em São Paulo. Além disso, o governo acompanha outros 930 suspeitos de contaminação.

Fonte: TorrentFreak