Empresa quer trazer efeitos de ar quente, neve e tempestade a cinemas 4D

Por Redação | 13.04.2015 às 08:08
photo_camera Cinema

Ainda que o chamado cinema 4D divida a opinião dos espectadores, as salas com cadeiras móveis para simular a ação dos filmes vêm se tornando cada vez mais populares mundo afora. Tanto que a empresa CJ 4DPlex decidiu dar um passo a mais e adicionar alguns novos elementos a essa experiência para que os cinéfilos realmente se sintam dentro do longa.

A companhia anunciou que pretende trazer efeitos bem diferentes a seus cinemas, incorporando também simulações climáticas. Batizada de experiência 4DX, a novidade quer que o público sinta na pele efeitos de ar quente, tempestade e até mesmo neve, tornando cenas de explosões, terremotos, inundações e demais desastres ainda mais imersivas.

No entanto, ela não explicou como isso tudo vai ser criado dentro das salas de cinema, mas desde já o anúncio se revela como algo curioso que merece ser conferido — nem que seja uma única vez.

As primeiras demonstrações das sessões 4DX serão apresentadas ainda neste mês na CinemaCon, um evento anual dedicado ao segmento que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. E, de acordo com a CJ 4DPlex, a ideia é que as primeiras salas adaptadas com os novos recursos estejam disponíveis já nos próximos meses, principalmente na carona da estreia de filmes como San Andreas e Mad Max: Estrada para a Fúria.

No Brasil, o 4D ainda não se espalhou na mesma velocidade que as sessões 3D, mas já é possível encontrar sessões desse tipo em algumas cidades. Nelas, o público experimenta muitas das sensações apresentadas na telona, seja com a poltrona móvel ou com elementos um pouco mais discretos, como emissão de cheiros, ventos, mudança de iluminação e, em alguns casos, gotículas de água em determinadas cenas.

Via: Variety