Doutor Estranho - Análise do Trailer

Por Gustavo Rodrigues | 13.04.2016 às 14:35 - atualizado em 13.04.2016 às 15:05

Doutor Estranho teve seu primeiro trailer lançado pela Marvel. Nele, a preocupação é introduzir tanto o personagem Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), antes de se tornar o poderoso Mago Supremo, quanto o contexto mais mente aberta que a produção pretende levar às telonas para criar o lado místico do Universo Cinematográfico da Marvel. Para que você compreenda melhor o que o vídeo apresenta da trama, leia os trechos que destacamos nessa análise.

Acidente de carro - 0:18

O trailer começa com o acidente que muda a vida de Stephen Strange completamente. O cirurgião sofre um acidente que resulta em vários machucados pelo corpo, danificando principalmente suas mãos, impossibilitando que ele continue sua carreira de sucesso. Vemos um pouco do processo dele como médico e de seus graves ferimentos segundos depois. A voz inicial parece com a do Barão Mordo (Chiwetel Ejiofor), indicando que o primeiro contato místico de Strange seja ao conhecer este personagem.

Doutor Estranho

Viagem ao Tibete - 0:27

Nos quadrinhos, para tentar melhorar suas mãos danificadas, Stephen Strange viaja até o Tibete em busca de uma cura milagrosa, algo que parece ser igual no cinema ao analisar as pessoas ao redor, principalmente as duas sentadas no canto superior direito da imagem.

Doutor Estranho

Rachel McAdams como enfermeira - 0:32

A personagem de Rachel McAdams ainda não tinha sido especificada para o longa, mas aqui ela aparece como uma enfermeira. Provavelmente, ela seja realmente uma das Enfermeiras Noturnas do Universo Marvel, personagem que auxilia os heróis quando eles estão seriamente machucados. As séries Demolidor e Jessica Jones já têm a sua Enfermeira Noturna, a Claire Temple interpretada por Rosario Dawson.

Barão Mordo e a incredulidade de Strange - 0:52

Após ouvirmos um pouco do que o Ancião — que nas telonas vira uma personagem feminina na interpretação da excelente Tilda Swinton — explica à Strange sobre várias realidades, o protagonista mostra um pouco da sua arrogância ao dizer que não acredita em nada que envolva misticismo. Enquanto isso, o Barão Mordo anda pelo Tibete, talvez conduzindo o ex-cirurgião até o templo.

Doutor Estranho

Ancião e Plano Astral - 1:04

Este é um dos primeiros diálogos diretos entre Ancião e Strange. Duas características chamam atenção: a movimentação de artes marciais que a personagem aplica em seu golpe e a forma astral do Doutor saindo do corpo como uma aura amarela.

O vilão de Mads Mikkelsen - 1:15

Esta é a primeira aparição do grande vilão da trama. Ainda sem sabermos quem ele realmente é no Universo Marvel, o ator Mads Mikkelsen, principalmente conhecido pela série Hannibal, aparece distorcendo a realidade no que aparenta ser o Santuário do Doutor Estranho. É facilmente perceptível os vitrais coloridos, característica do recinto do protagonista, na distorção. Rumores indicam que esta seja apenas uma versão corpórea de Dormmamu, entidade mística que controla sua própria dimensão. Ele parece estar em busca de algo escondido no local, principalmente o artefato místico Olho de Agamoto.

Inception - 1:26

Após a Anciã usar seus poderes na mente de Stephen Strange, temos uma cena que gera a lembrança imediata do longa A Origem. Nela, o espaço está sendo totalmente distorcido, assim ignorando qualquer lei da física. Essa situação deve se passar na mente do protagonista e resultar no pedido de ensinamentos que ele faz em seguida no trailer.

Doutor Estranho

Uniforme completo e Santuário - 1:51

Para encerrar o trailer, temos o caminhar do Doutor Estranho em seu Santuário, localizado em Nova Iorque. Provavelmente, esta seja a primeira cena em que ele usa todo o visual clássico, com direito à Capa da Levitação.

Doutor Estranho

O teaser trailer é bastante focado na introdução do personagem e no conceito místico que o longa precisa apresentar ao público. Como várias cenas de ação foram rodadas recentemente em Nova Iorque, elas ainda não foram finalizadas na edição e não poderiam mostrar algo que envolvesse os poderes do personagem principal. Provavelmente, o próximo trailer abuse das cenas com efeitos especiais, algo que parece funcionar muito bem nas distorções da realidade, dando assim esperanças de um 3D realmente importante para a narrativa do filme.

Doutor Estranho estreia em 3 de novembro de 2016 no Brasil.