Diretor fala um pouco mais de 'Batman vs Superman' e traz novas imagens

Por Redação | 30.07.2015 às 12:00

Pelo visto, o período de segredo em torno de Batman vs Superman: A Origem da Justiça acabou. Desde que a Warner liberou o trailer durante a San Diego Comic-Con e viu o mundo enlouquecer com o confronto dos dois maiores heróis dos quadrinhos, ela não para de liberar mais e mais material para nos deixar empolgados com o longa. E, desta vez, foi a revista Empire que trouxe mais algumas fotos e informações adicionais sobre a produção.

Primeiramente, temos a capa alternativa da publicação que traz basicamente a mesma imagem vista antes, com os dois heróis lado a lado, com a diferença de que agora eles aparecem com suas identidades civis. O curioso nesse ponto fica exatamente pelo questionamento localizado logo abaixo, que coloca Bruce Wayne entre o protetor de Gotham ou um vigilante louco, mostrando que o Superman não será o único com as intenções postas à prova no filme.

E esta não é o único momento que vemos o bilionário de Gotham. Em outra imagem temos o ator Ben Affleck ao lado de Jeremy Irons em mais uma cena entre Bruce e Alfred, assim como o próprio trailer já tinha antecipado. O detalhe está no cenário, que parece ser uma Mansão Wayne completamente destruída. Isso deve estar diretamente ligado com o fato do bilionário ter desistido de sua vida como herói e a visita à Batcaverna mostrada antes.

Batman vs Superman

Sobre esse ponto, o diretor Zack Snyder comentou um pouco mais sobre a figura do Homem-Morcego dentro deste novo universo cinematográfico construído pela DC. Segundo ele, o novo Batman terá entre 45 e 46 anos e já com uma longa experiência nas costas. De acordo com a nova cronologia estabelecida, ele assumiu a identidade do vigilante por 20 anos e que todos os vilões que aparecerão em Esquadrão Suicida foram capturados por ele — incluindo o Coringa e a Arlequina, cuja prisão é sugerida no trailer.

Além disso, Snyder conta que nessas duas décadas ele também perdeu muita coisa, como o próprio Robin e possivelmente até o Comissário Gordon e que isso fez com que ele pendurasse o capuz. Contudo, a chegada do Superman vai funcionar como uma mudança filosófica dentro do personagem. Depois de tanto tempo lutando contra o crime e tentando fazer justiça, eis que surge uma figura que representa esses ideais, mas que vai muito além.

Batman vs Superman
Batman vs Superman
Batman vs Superman

Como o diretor explica, as questões que o Superman traz são bem maiores do que um assalto a banco ou a criminalidade na rua — coisas que o Batman combatia sempre — e isso vai causar uma crise de consciência em Bruce Wayne. Afinal, ele estava realmente sendo um herói que fazia a diferença ou era apenas um vigilante dando porrada em ladrão de galinha?

Tanto que um dos momentos da entrevista que mais chama a atenção é quando ele dá a entender que o próprio Batman pode ser visto como um vilão dentro de A Origem da Justiça — e que essa dualidade é a verdadeira razão para a escolha do título. Segundo ele, tudo vai depender do seu ponto de vista.

Batman vs Superman
Batman vs Superman

Para complementar essa nova faceta do confronto, a Empire trouxe outras imagens do Homem de Aço confrontando o Cavaleiro das Trevas. Para quem ainda achava que esse encontro não ia ser tão intenso, as novas fotos deixam mais do que claro que nem mesmo o Último Filho de Krypton estará com paciência para interrupções.

Pavimentando a Liga da Justiça

Além disso, Zack Snyder comentou um pouco mais sobre o futuro do Universo DC e a importância de Batman: vs Superman: A Origem da Justiça em dar os primeiros passos nesse sentido. Segundo ele, a Warner quer contar uma grande história formada pelos seus vários filmes — e que tudo isso vai resultar no tão esperado Liga da Justiça.

Batman vs Superman

Segundo ele, já há um conceito do grupo aparecendo no longa e as demais produções virão apenas para ajudar a construir o caminho que nos levará até lá. Tanto que, em A Origem da Justiça, já veremos a Mulher-Maravilha e até o Aquaman em cena. Sobre a participação do Rei de Atlântida, o diretor apenas disse que vamos entender que ele realmente existe — ainda que sua participação seja bem tímida.

Snyder ainda comentou sobre a liberdade que os demais diretores terão na hora de apresentar sua visão desse universo compartilhado. Para ele, a ideia é que cada profissional tenha a liberdade para atuar do seu jeito e como quiser, mas ao mesmo tempo mantenham a coesão entre as histórias. Tanto que ele conta que deu acesso ao roteiro geral desse "grande enredo" que a DC quer contar para que cada filme saiba como se encaixar nele da melhor maneira possível.

Batman vs Superman

Por fim, Snyder comentou que a Warner quer trazer algo diferente da Marvel aos filmes de super-heróis. Para ele, o tom mais sério e sombrio estabelecido pela trilogia de Christopher Nolan ainda é algo que reverbera dentro do estúdio e que vai servir como ponto de dissonância em relação àquilo que vimos em Vingadores ou Guardiões da Galáxia. Tanto que todos estão tratando esse novo Universo DC como uma herança do trabalho do Nolan.

É exatamente por isso que Snyder revelou não se sentir confortável em trazer um novo longa solo do Batman. Ele diz que, por conta do excelente Batman Begins e suas sequências, seria muito difícil trazer uma nova história do herói que ficasse à altura do que vimos antes e que, por isso, a solução foi integrar essa nova versão já no caminho da Liga da Justiça.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça estreia no dia 24 de março de 2016.

Via: IGN, io9