Diretor de “Vingadores: A Era do Ultron” deixa o Twitter após enxurrada de ódio

Por Redação | 05.05.2015 às 11:25

O diretor e roteirista de “Vingadores: A Era de Ultron” e um dos principais nomes por trás do universo cinematográfico da Marvel deixou o Twitter. Nesta segunda-feira (05), o cineasta Joss Whedon deletou sua conta na rede social após uma enxurrada de ódio sobre o novo longa dos heróis, que estreou nos Estados Unidos na última semana.

Após tweetar uma mensagem agradecendo a “todas as pessoas que foram tão gentis, engraçadas e inspiradoras”, ele apagou o perfil. A decisão foi inesperada para muitos fãs de Whedon, mas não necessariamente surpreendente, já que o cineasta, há algum tempo, vinha reclamando sobre o assédio e o ódio que vinha recebendo nas redes sociais devido ao seu trabalho com os Vingadores.

As críticas dos fãs se relacionam, principalmente, à forma como a personagem Viúva Negra (codinome da espiã Natasha Romanoff, interpretada por Scarlet Johansson) aparece no novo filme dos heróis. O problema não foram necessariamente as críticas, mas sim a maneira pouco educada, para ser gentil, com a qual muitos espectadores e fãs escolheram vocalizá-las. Ameaças pessoais, por exemplo, se tornaram uma constante, como acontece com muitas celebridades que decidem participar de redes sociais.

Whedon, que também trabalhou em seriados como “Buffy, a Caça-Vampiros” e “Firefly” antes de assumir uma das franquias cinematográficas mais lucrativas do momento, já vinha demonstrando sua insatisfação há algum tempo. Após criticar o que enxergou como sexismo em trailers de "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros", por exemplo, ele pediu desculpas pelas palavras “mal colocadas” e, mais tarde, em entrevistas, afirmou sofrer pressão de executivos da Marvel para que não fizesse comentários que soassem controversos.

Por enquanto, o diretor não explicou exatamente quais foram os motivos que o levaram a sair da rede social. Trata-se de uma grande perda para os fãs já que, além de dar sua visão pessoal sobre os longas da Marvel e a indústria do entretenimento em geral, Whedon também utilizava seu perfil para divulgar novidades e dar mais detalhes sobre os enredos. Aqui, temos mais um caso clássico de poucos estragando a brincadeira de muitos.

Fontes: The Verge, BuzzFeed