Destrinchamos o novo trailer de Capitão América: Guerra Civil

Por Gustavo Rodrigues

Capitão América: Guerra Civil ganhou um trailer com uma tensão muito maior do que os anteriores, mostrando cenas de ação que ainda não haviam sido reveladas e apresentando - aleluia - o Amigão da Vizinhança, o Homem-Aranha. Entretanto, há uma ótima edição camuflando a sequência dos eventos do longa, o que acabou gerando algumas indagações. Vamos analisar o que parece evidente até agora e especular algumas possibilidades.

Soldado Invernal na Rússia - 00:04

Provavelmente, este é um flashback do personagem quando Bucky Barnes (Sebastian Stan) era o perigoso assassino Soldado Invernal. Percebemos que é um local na Rússia por causa da bandeira nas roupas dos oficiais no local. O clima tenso já começa pelo discurso de esperança mesmo nas derrotas do Capitão América (Chris Evans). Isso é algo que reflete não só as perdas civis durante alguns conflitos, mas também a esperança que Steve Rogers tem em ver o velho amigo como a boa pessoa que era antigamente.

Eventos mundiais com os Vingadores - 00:24

O General Thunderbolt Ross, que já foi interpretado por Willian Hurt em O Incrível Hulk, agora tem uma função maior em relação ao longa do Gigante Esmeralda. Ele salienta que os Vingadores deixaram pessoas morrerem e que também foram culpados por isso, principalmente em Sokovia, como fica claro no semblante da Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen). Esses eventos fazem com que o Governo se preocupe em criar uma vigilância para os super-heróis por intermédio da lei de registro.

Explosão e T'Challa - 00:41

Uma explosão ocorre em um local de reuniões, como podemos ver pela construção do cenário. Depois há T'Challa (Chadwick Boseman), o príncipe de Wakanda e também Pantera Negra, provavelmente como um dos poucos sobreviventes do ataque. Não dá para saber quem é o responsável por isso, mas Ossos Cruzados (Frank Grilo) é o único vilão do filme que aparece no trailer.

Prisão submarina - 0:52

Nos quadrinhos da Marvel, a Ilha Ryker é o local onde os vilões mais perigosos são aprisionados - e provavelmente é esse prédio que aparece das profundezas. Na saga Guerra Civil, os personagens são enviados para uma prisão na Zona Negativa, algo que não ocorrerá porque são conceitos que fazem parte dos direitos que a Fox tem sob o Quarteto Fantástico.

Perseguição envolvendo Capitão América, Pantera e Bucky - 1:04

Os irmãos Russo foram excelentes nas cenas de ação do segundo longa do Capitão América e eles parecem acertar o tom novamente aqui. Você percebe a fluidez na perseguição de três personagens mesmo que dois deles estejam correndo e o outro de moto. Vale ressaltar os movimentos animalescos do Pantera Negra. Ele usa o corpo como um felino tanto para o salto quanto para atacar o adversário.

Tiro no Máquina de Combate - 1:15

A edição induz você a pensar que Bucky atirou no Máquina de Combate (Don Cheadle), mas nós não apostaríamos nisso. O ambiente que cada um está é bem diferente, então esta é uma das grandes "miragens" do vídeo. Entretanto, o tiro de raspão acerta o Reator Ark, o que é suficiente para abater James Rhodes. Ao fundo, dá para ver o aeroporto do grande embate entre os dois grupos de heróis, então essa cena pode ser uma consequência do conflito entre eles.

De que lado está Natasha? - 1:35

Esta é uma das grandes incógnitas do trailer. Mesmo que a Viúva Negra (Scarlett Johansson) apareça no time do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), ela não parece estar 100% em nenhum dos dois lados, o que pode indicar uma mudança nos planos da personagem no decorrer do longa. Ela é muito próxima dos dois personagens principais, o que a coloca numa das maiores sinucas de bico desse confronto. Também vale ressaltar que a cena em que Tony Stark está com o braço imobilizado é no QG dos Vingadores, como o fundo ressalta, então isso pode mostrar a visão de Natasha Romanoff no desfecho do filme.

Vibranium - 1:49

Para quem não se lembra, Vibranium é o grande minério encontrado em abundância em Wakanda e que foi utilizado por Ultron para torná-lo ainda mais poderoso no segundo longa dos Vingadores. O uniforme do Pantera Negra é revestido pelo material, assim consegue absorver vários tipos de impacto, como os disparos dos tiros do helicóptero.

Visão x Feiticeira Escarlate - 1:51

Um dos grandes fan services do trailer é o confronto entre Visão (Paul Bettany) e Feiticeira Escarlate. Nos quadrinhos os personagens constroem um dos mais icônicos romances da Marvel, tornando esse embate ainda mais chamativo aos fãs. Vale ressaltar que o filme se passa um ano depois do desfecho de Era de Ultron, então aquela equipe de Vingadores passou muito tempo junta, não se encontrou apenas em situações ocasionais.

Coop de Gavião e Homem-Formiga - 1:52

Mais um belo fan service. Quem jogou Ultimate vs Capcom 3 já viu o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) disparar uma flecha com o Homem-Formiga (Paul Rudd) sendo um elemento surpresa da situação. A cena praticamente se repete aqui, mas tornando o personagem com poderes diminutos em um recurso para abater ou sabotar o Homem de Ferro.

A cereja do bolo, o Homem-Aranha - 2:15

Este é o grande momento tanto para a Marvel Studios quanto para o público. A grande curiosidade era a aparição do Amigão da Vizinhança em algum momento e ela acontece como um grande aperitivo do que mais pode ter dele no longa. O uniforme lembra a versão clássica do personagem, principalmente por trazer os traços do John Romita. O grande diferencial são os recursos evidentes da tecnologia Stark, principalmente na máscara.

Algo que pode passar despercebido nesse momento, até porque o Homem-Aranha (Tom Holland) é um chamariz gigantesco, é a presença da Viúva Negra ao lado do Capitão América, então não seria nenhuma surpresa ela mudar de lado ou ser simplesmente uma agente infiltrada durante boa parte da trama.

Essa é a análise do Canaltech para o trailer de Capitão América: Guerra Civil, que estreia em 28 de abril no Brasil. Gostaram desse estilo de texto? Se sim, fale para nós fazermos mais deles em breve.