Demo em realidade virtual leva usuário à corda bamba entre prédios do antigo WTC

Por Redação | 10 de Setembro de 2015 às 08h11
photo_camera Divulgação

2016 promete ser o ano em que a realidade virtual começará a ganhar forma, já que produtos como o Oculus Rift, do Facebook, e o Project Morpheus, da Sony, estarão disponíveis para todos os usuários. E para promover um de seus próximos filmes, a Sony Pictures elaborou uma experiência única que utiliza o vindouro acessório do PlayStation 4.

Trata-se de uma demo inspirada no longa A Travessia (The Walk). A trama é baseada na história real de Philippe Petit, um equilibrista que junto com um grupo de outros recrutas conseguem o que seria praticamente impossível: atravessar ilegalmente as Torres Gêmeas do World Trade Center por meio de um imenso cabo que liga os dois edifícios.

Petit ficou mundialmente conhecido justamente por fazer essa travessia sobre uma corda bamba entre os dois prédios em 1974, apenas um ano após a inauguração do complexo em Nova York, nos Estados Unidos. A história é tão famosa que já foi contada em um documentário chamado O Equilibrista, que por sinal foi vencedor do Oscar na categoria de Melhor Documentário em 2009. O acontecimento também deu origem ao livro To Reach the Clouds, escrito pelo próprio Petit, e que também serviu de inspiração para o filme.

Como já deu para perceber, a experiência em realidade virtual elaborada pela Sony para o Morpheus é baseada no trajeto feito pelo equilibrista Philippe Petit. Ao colocar o headset, o usuário tem uma leve sensação de como era andar na corda bamba entre as Torres Gêmeas.

Claro que apenas descrever como deve ser essa sensação é muito diferente de experimentá-la de fato, mas parece não ser uma boa ideia entrar nessa realidade virtual se você tem medo de altura. Para se ter uma ideia, ambas as torres do WTC tinham 110 andares e 413 metros de comprimento até o último piso - isso sem levar em consideração uma antena de 110 metros na Torre Norte (ou WTC 1), que elevava a altura do edifício para 526 metros do solo até o topo.

No vídeo abaixo é possível ver (do lado de fora) um usuário experimentando o conceito:

Com previsão de estreia para 8 de outubro no Brasil, A Travessia tem no elenco nomes como Joseph Gordon-Levitt, Ben Kingsley, James Badge Dale e Charlotte Le Bon. A direção é de Robert Zemeckis.

Fonte: Geeky-Gadgets