Confira as estreias da semana nos cinemas (31/08 a 06/09)

Por Sérgio Oliveira

Apesar de ainda termos uma pontinha do dedo do pé em agosto, já é possível dizer que setembro chegou e que está trazendo boas novidades para os amantes do cinema. Prova disso é a diversidade de filmes que estreiam nos cinemas nesta semana.

Protagonizado por Charlize Theron, talvez Atômica seja o filme que mais chama atenção nesta semana. Nele, o diretor David Leitch consegue impor todo o seu estilo numa produção recheada de ação e muita sensualidade, com pitadas de brutalidade e espionagem aqui e acolá. A trama se passa durante a Guerra Fria, e a protagonista está disposta a usar todas as suas habilidades para encarar e sobreviver a uma missão impossível.

Outro título que merece algum destaque é Dupla Explosiva. O oposto de Atômica, neste daqui Ryan Reynolds e Samuel L. Jackson conseguem misturar bem a adrenalina da ação com as gargalhadas da comédia. Sim, a trama é digna de filme Sessão da Tarde, mas é inegável que ela funciona e tem seu público cativo.

Por fim, temos de dar os méritos ao nacional Como Nossos Pais, que faz uma excelente reflexão sobre a pressão e culpa que cercam todas as mulheres diariamente. Nele, a desigualdade de gênero é discutida de uma maneira muito racional, sem os discursos de ódio aos quais estamos nos acostumando nas redes sociais.

Além destas três produções, há outras sete que estão estreando no circuito brasileiro. Algumas chegam com mais força, como é o caso da animação Emoji, outras restritas a sessões cult. Em todo caso, vale a pena conferir para se programar e curtir aquele cineminha no fim de semana. Bom filme!

Emoji - O Filme

Tudo o que o emoji Gene mais queria é ser normal. Ele é conhecido por sua cara de feliz, no entanto ele tem um pequeno problema: não consegue controlar suas expressões, gerando vários mal-entendidos por onde passa. Por isso, Gene pede ajuda aos amigos para encontrar um código que lhe permita ter apenas uma expressão. Nessa busca, eles descobrem que há um perigo que ameaça o futuro dos celulares e, consequentemente, dos emojis, os transformando em improváveis salvadores.

Atômica

Durante a Guerra Fria, a agente secreta do MI-6 Lorraine Broughton (Charlize Theron) investiga o assassinato de um espião da agência. Logo, ela encontra provas de que o agente morto negociava a revelação de nomes de seus colegas que trabalham disfarçados. Agora, Lorraine precisa lutar contra o tempo para reaver essa lista e impedir a morte de mais espiões.

Dupla Explosiva

Um agente do programa de proteção à testemunhas (Ryan Reynolds) tem um novo cliente. Ele é um assassino de aluguel (Samuel L. Jackson) que tem de testemunhas na Corte Internacional de Justiça. O problema é que os dois não se dão bem e são obrigados a ficarem unidos até chegarem ao julgamento, enquanto um assassino (Gary Oldman) os persegue.

Entrelinhas

Um diretor de teatro está ansioso com a estreia de sua peça. Enquanto isso, ele fica imaginando como a escritora da obra criou a história, sobre os conflitos do amor de um casal. Nesses devaneios, o diretor começa a questionar se a história é verdadeira ou não.

Como Nossos Pais

Rosa (Maria Ribeiro) é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoas e geracionais. Ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, ela também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de problemas.

Os Guardiões

Em plena Guerra Fria, uma organização secreta chamada "Patriota" recrutou um grupo de super-heróis russos, modificando o DNA de quatro indivíduos, com o objetivo de defender o país de ameaças sobrenaturais. Arsus, Khan, Ler e Xenia representa os diferentes povos que compõem a União Soviética, e mantêm suas identidades bem guardadas para não expor aqueles que têm a missão de proteger.

Heartstone

Os adolescentes Thor e Christian moram num vilarejo na Islândia e estão vivendo descobertas amorosas. Um deles começa a gostar de uma garota, enquanto o outro tem de sufocar os sentimentos que sente pelo melhor amigo.

O Acampamento

Um casal vai passar o final de semana longe da civilização. Ele acampa na floresta e percebe que já tem pessoas no mesmo lugar. No entanto, o casal não encontra ninguém e logo a viagem se transforma numa experiência aterradora quando é perseguido por caçadores e não há como pedir ajuda.

150 Miligramas

França, anos 1970. A pneumologista Iréne Frachon descobre que o medicamento Mediator, um inibidor de apetite usado por pacientes diabéticos, está causando mortes. Ela então trava uma batalha contra a indústria farmacêutica e revela esse escândalo para a mídia, constatando que cerca de 2 mil pessoas morreram por causa do remédio.

David Lynch: A Vida de um Artista

Documentário conta a história do cineasta norte-americano David Lynch. Ele próprio compartilha sua jornada de vida, desde a infância, passando por paixão pela pintura até chegar às suas inspirações para filmes bem particulares como Eraserhead, Estrada Perdida, Cidade dos Sonhos e a série Twin Peaks.